Os moradores devem ficar atentos aos possíveis criadouros existentes nos quintais
O presidente do Conseg, Jesimar Zanelato, conduzirá os trabalhos
Karolline Bianconi
Karol@acidadevotuporanga.com.br
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança)/Centro, debate hoje com os integrantes e toda comunidade, sobre a dengue. Quem ministrará os trabalhos é o presidente da entidade, Jesimar Zanelato.
O tema será debatido por Adelice Aparecida da Silva e Patricia Amancio, ambas da Secretaria da Saúde, setor de Controle de Endemias e Zoonose. O evento começa a partir das 9h, no auditório do Centro Social de Votuporanga.
Epidemia
O jornal A Cidade divulgou, na edição do último domingo, a situação que Votuporanga enfrenta. Foi decretada epidemia de dengue no dia 22 de abril, com a comprovação de 357 casos da doença. Na semana de 21 a 27 de abril, a cidade somou 558 pessoas doentes, um aumento de 201 notificações entre o dia do decreto até o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Vigilância Epidemiológica faz a contagem da dengue por semanas epidemiológicas, a última soma ocorreu na semana de número 17, que compreendeu de 21/4/2013 a 27/4/2013, quando havia o registro de 1.233 notificações suspeitas e os 558 positivos.
De janeiro a abril foram realizados em Votuporanga sete arrastões de manejo ambiental, com retirada de entulhos, materiais inservíveis, orgânicos e criadouros do aedes aegypti dos quintais. Os arrastões aconteceram em diversas regiões da cidade, dentre elas, 31 quadras do loteamento Bandeirantes, 38 quadras do bairro São João e Vila Muniz, na Vila América foram 33 quarteirões e em 76 quadras no Pozzobon.
Os moradores devem ficar atentos aos possíveis criadouros existentes nos quintais (ralos, garrafas, pneus, etc), eliminando os recipientes que possam acumular água parada e, quando não for possível removê-los, é importante aplicar produtos alternativos, como detergente, água sanitária ou salmoura (sal diluído em água). Aos primeiros sintomas da dengue é preciso procurar por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou no mini-hospital do Pozzobon “Fortunata Germano Pozzobon”.