Da Redação
Neste sábado, 08, a Secretaria de Saúde do município promove o dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). A novidade neste ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. O público-alvo será crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Em Votuporanga mais de 4,2 mil crianças deverão tomar a dose em gotas da vacina Sabin.
A vacina estará disponível em vários pontos da cidade, na Praça da Matriz, no Supermercado Porecatu (Av. Brasil) e na zona rural, das 08h às 17, além das Unidades de Saúde, Consultórios Municipais e na Secretaria Municipal de Saúde, das 08h às 17h.
Após o dia D, a vacinação continua em todas as Unidades de Saúde e Consultórios Municipais, das 07h às 17h, até o dia 21 junho – data de encerramento da primeira etapa da campanha de imunização contra a poliomielite.
Carteira de vacinação
Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.
Campanha
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite (paralisia infantil). O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,5 milhões de paulistas.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
Sintomas
A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.