Santa Casa local entregou ontem a ampliação do setor, que destina mais de 60% do atendimento a pacientes do SUS
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga inaugurou ontem a ampliação do setor de Hemodinâmica. A obra contempla a ampliação da área de preparo e recuperação para os pacientes, consultório médico e sala para administração. O setor é responsável por procedimentos cardíacos.
O provedor do hospital, Valmir Dornelas, disse que o serviço atende 67,12% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), 11,42% particulares e 21,46% convênios. “O excelente trabalho realizado pelo médico João Anísio Ferreira Junior eleva o nome do hospital”, destacou.
Ele explicou que a reforma foi feita por emenda federal e outra com custeio da Santa Casa.
Em entrevista ao jornal A Cidade, o médico João Anísio Ferreira Júnior, que é cardiologista intervencionista e responsável pelo setor, disse que o setor atende pacientes em áreas cardiovas-culares, cerebrais e periféricas. “Uma hora antes do exame, eles ficam aqui, recebendo atendimento, sendo hidratados, enfim, recebem todo o cuidado. Os exames podem durar de 15 a 20 minutos, e dependendo da recuperação, podem ficar até quatro horas por aqui, recebendo toda orientação necessária”, falou. Por dia, Filho disse que passam pelo setor 10 pacientes.
A equipe é formada pelo cardiologista José Guilherme Rodrigues de Paula. Na especialidade de vasculares e cerebrais, atendem os médicos Crescêncio Alberto Pereira Centola, Rafael Gomes de Almeida Garzon e Raquel Cristina Trovo Hidalgo.
Setor realiza os seguintes procedimentos:
Cardíacos: cateterismo e implante de stent (angioplastia); estudo eletrofisiológico e ablação para correção de arritmias.
Vasculares: arteriografia de membros e órgãos (renal, pulmonar, etc) e angioplastias; embo-lização de miomas intrauterinos; arteriografias e angioplastias de carótidas e vertebrais; arteriografias e angioplastias cerebrais e embolizações.