Em 13 anos, 2057 pacientes de Votuporanga foram atendidos no Hospital de Câncer de Barretos, maior parte do sexo masculino
Os homens são mais acometidos pela doença do que as mulheres. Ao longo de 13 anos, são 1094, já as mulheres somam 963. No ano passado, foram 75 homens e 68 mulheres
Um levantamento feito pelo Hospital de Câncer de Barretos, aponta os números de casos da doença admitidos nos últimos anos pela unidade de moradores de Votuporanga. Em 2013, foram 143 casos e 134 do ano anterior. Foram 2057 pacientes recebidos em 13 anos.
Os homens são mais acometidos pela doença do que as mulheres. Ao longo de 13 anos, são 1094, já as mulheres somam 963. No ano passado, foram 75 homens e 68 mulheres.
Ao longo dos meses de outubro e novembro, as instituições de saúde e entidades realizam as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer.
Em 2012, foram registradas 85 mortes causadas pela doença na cidade e no ano passado, 70 pessoas perderam a vida por complicações referentes ao câncer.
Prevenção
Como parte da agenda de eventos do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem o Dia D de mobilização contra o câncer de mama e de colo do útero, movimentando todas as 14 unidades de saúde de Votuporanga, das 8 às 16 horas. Para as mulheres foram oferecidos exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e orientações quanto às técnicas corretas do autoexame das mamas. Também foram agendadas mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e as que tiverem indicação.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.