Em 2013, a realidade da doença foi menor, com 2.454 casos notificados pela Secretaria de Saúde
Secez oferece capacitação para os agentes atualizando-os de como proceder na vistoria dos imóveis e orientação para que os proprietários retirem os criadouros dos mosquito Aedes Aegypti dos quintais
O verão chegou mais cedo e o perigo da dengue voltou a preocupar os órgãos municipais. A Secretaria de Saúde alerta para o período de chuvas que se iniciam para a conscientização da população. Só neste ano, de janeiro a outubro, foram notificados 3.198 casos da doença, sendo dois óbitos.
A Secretaria de Saúde informou que em conjunto com o Secez (Setor de Controle e Endemias e Zoonozes), oferece capacitação para os agentes atualizando-os de como proceder na vistoria dos imóveis e orientação para que os proprietários retirem os criadouros dos mosquito Aedes Aegypti dos quintais.
“É necessário que com a chegada do verão e do período de chuvas, os moradores fiquem atentos aos criadouros que estejam nos quintais, nos ralos que possam acumular água, colocar detergente, desinfetante ou sabão em pó diluído em água; as calhas entupidas e reservatórios de água descobertos, devem ser cuidados com atenção redobrada”, conta a responsável pelo Secez, Adelice Silva.
Em 2013, a realidade da doença foi menor, com 2.454 casos notificados pela Secretaria de Saúde. No começo deste ano, Votuporanga enfrentou uma epidemia de dengue. A população ficou em alerta, e as casas pulverizadas na cidade de janeiro até outubro chegaram a 32.276 imóveis.
Sintomas
Dor de cabeça, febre, dor no fundo dos olhos ou no corpo são sintomas da dengue. Nestes casos deve-se procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para diagnóstico da doença.