Camila Gonzales
Apesar do fim da Campanha de Vacinação contra o vírus do HPV no último dia 31 de outubro, Unidades Básicas de Saúde da cidade continuam oferecendo a vacina gratuitamente. Durante os meses de setembro e outubro, apenas 58% das pré-adolescentes de Votuporanga se previnirem contra câncer no colo do útero. A expectativa da ação era atingir 80%. Votuporanga distribuiu cerca de 1200 vacinas durante o período de 60 dias.
Vale ressaltar que não basta tomar apenas uma dose para a prevenção. Para o resultado positivo da imunização devem ser tomadas três doses, que são divididas em um período de 30 dias entre a primeira e a segunda e a terceira cinco anos após a primeira. O vírus é o causador do terceiro tumor maligno mais comum entre mulheres , superando inclusive o câncer de pele e o de mama.
Sobre HPV
O Papiloma Vírus Humano é transmitido por três formas: em relações sexuais, durante o parto por mães que sejam portadoras do vírus ou por pessoas que tenham contato direto com mucosas infectadas. O HPV é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) e existem mais de 100 tipos de variação da doença.
Na campanha do Ministério da Saúde em parceria com Secretaria de Saúde local foi distribuída a vacina Quadrivalente, que combate apenas quatro tipos do vírus. A recomendação para prevenção total do HPV é o uso de preservativos nas relações sexuais.