Em série especial, Marinho Alves de Lima Neto dá dicas sobre o procedimento que é bastante procurado no Brasil
Dr. Marinho Alves de Lima Neto é fisioterapeuta na Fisioclínica, localizada na rua 7 de Setembro, 3834, em Votuporanga. Telefones: (17) 3421-2850/ 99147-9989/ 998113-1617
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O fisioterapeuta Marinho Alves de Lima Neto inicia hoje no jornal A Cidade uma série explicando os benefícios da acupuntura. Ele destaca a história deste procedimento e a quem é indicado.
Com 35 anos de experiência, Marinho tem ainda formação em Educação Física e experiência em osteopatia, Jin Shin Jyutsu, cura prânica, reprogramação biológica e íris diagnose.
“A acupuntura é utilizada por pessoas com qualquer tipo de doença. Ela auxilia no equilíbrio energético”, destacou Marinho.
Em seu trabalho, o fisioterapeuta utiliza uma técnica em favor da outra. “Avaliamos as pessoas para definirmos quais procedimentos são os mais indicados”, disse.
Especificamente sobre a acupuntura, ele contou que a procura tem crescido significativamente no Brasil. “O paciente vê o resultado, divulga para outra pessoa e aumenta a busca pelo atendimento”.
Marinho destacou ainda que a acupuntura é um procedimento barato, sem efeito colateral, sem a utilização de remédios e sem a necessidade de internações.
Saiba mais
O que é acupuntura?
De onde surgiu?
O termo (do latim acus, agulha e puntura - introduzir) é uma parte da Medicina Tradicional Chinesa que já é praticada há 27 séculos antes de Cristo.
O procedimento terapêutico consiste na introdução de agulhas metálicas ou estimulação calórica de certos pontos da pele.
Através desta sensível operação se oculta seu embaraço, uma formidável estrutura lógica, uma vasta construção de perspectiva cósmica cujas partes ajustam entre si como um mecanismo de precisão. Os locais estimulados são os pontos chineses, situados em lugares precisos e determinados. Quando observamos um quadro de acupuntura, vemos que os pontos estão unidos entre si mediante linhas: são meridianos. De acordo com os chineses, os meridianos são os condutores de energia.
A energia é responsável pela vida e pela saúde do organismo, não é um fluído homogêneo, está composta por duas forças iguais: INN e IANG (ou seja, sangue e energia). INN e IANG estão mesclados em exatas proporções, mas varia segundo o meridiano, de acordo com a região do corpo. Se esta proporção de energia se altera, há enfermidade. Na mesma proporção exata, está a saúde.