O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos fenômenos de natureza e que se relacionam.
Dr. Marinho Alves de Lima Neto é fisioterapeuta na Fisioclínica, localizada na rua 7 de Setembro, 3834, em Votuporanga. Telefones: (17) 3421-2850/ 99147-9989/ 998113-1617
Por Marinho Alves
de Lima Neto
Fisioterapeuta
O homem, produto do jogo de forças cósmicas, é um pequeno cosmo, um microcosmo. O INN e o IANG jogam, dentro do eu, o jogo eterno; a construção e a destruição.
O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos fenômenos de natureza e que se relacionam mutuamente. Pode representar tanto os dois fatores opostos, assim como duas partes que compõem a essência de um aspecto.
As propriedades básicas do Yin-Yang são: todas as coisas como tendência a fluir para cima, para fora, o aspecto de claridade, mobilidade, excitação, vitalidade, calor, insubstancialidade, atividades hormonais, rápidas e claras pertencem ao Yang, ao contrário, todas as coisas com a tendência para fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranquilidade, inibição, astenia, esfriamento, coisa substancial e pesada pertencem ao Yin.
No corpo humano, o interior é Yin e a superfície é Yang; mas os órgãos internos podem dividir-se em Yin e Yang, ou seja, os cinco órgãos (coração, fígado, baço/pâncreas, pulmão, rins) são Yin e as seis vísceras (intestino delgado, vesícula biliar, estômago, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor) são Yang, e cada um dos órgãos divide-se em Yin e Yang, assim, nos rins, há o Yin dos rins e Yang dos rins, etc.
A eficácia de um método terapêutico depende, muitas vezes, da precisão da sua indicação. Elas mesmas determinam também os limites do método.
Mais recentemente, a oficialização da acupuntura na República Popular da China, põe nas mãos dos médicos formados no ocidente as estatísticas e o controle dos resultados obtidos por equipes médicas mistas, que diagnosticam o ocidente e curam o oriente, pondo ao alcance de todos o que antes era patrimônio de alguns poucos iniciados. A acupuntura também foi oficializada na Rússia, Romênia e Checoslováquia, onde começaram a aparecer importantes trabalhos clínicos e experimentais realizados exclusivamente por médicos ocidentais.
Em definitiva, começa a grande escala de verificação das indicações da acupuntura como prova do resultado terapêutico em diversas afecções ou síndromes, selecionadas principalmente em razão da ineficácia dos tratamentos ortodoxos.
Como regra geral, pode-se dizer que todos os enfermos funcionais se beneficiam em maior ou menor grau com a acupuntura. O grupo de lesões, as afecções reversíveis se comportam como se fossem funcionais, as irreversíveis só obtêm benefícios transitórios ou nenhum.
O que se refere a contraindicações se estabelece mais por condições gerais do paciente do que por afecções. Por exemplo, não se deve usar agulhas em enfermos muito debilitados ou que apresentem estado de piora excessiva.
Neles, deve-se começar o tratamento com medidas dietéticas e medicamentosas para aumentar a energia total e só depois iniciar a acupuntura. As crianças pequenas, com menos de cinco anos, não é recomendável o uso de agulhas, mas pode usar a massagem digital.