Em relação ao mesmo período do ano passado, foram registrados 13 casos.
Agentes epidemiológicos encontram dificuldades em entrar nas casas para orientações
Em Votuporanga, o começo de 2015 já assusta com o número de casos de dengue. Durante os primeiros vinte dias do ano, a Vigilância Epidemiológica apontou 19 casos positivos na cidade. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram contabilizados apenas 13 casos.
Ao longo de 2014, foram registrados 2841 casos da doença, situação considerada de epidemia. Para que em 2015 o quadro não se repita, a Secretaria da Saúde vem intensificando os trabalhos, porém vem encontrando muita dificuldade para que os agentes epidemiológicos consigam fazer o trabalho de conscientização nas casas, a maioria das pessoas se encontram ausentes no momento das visitas, dessa forma, não é possivel uma fiscalização efetiva.
Para que uma nova epidemia seja evitada, os agentes do SECEZ (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) estão desde a última segunda-feira, cumprindo horário alternativo duas vezes na semana, de segunda e quinta-feira, das 17h às 19h. Essa medida faz com os agentes encontrem as pessoas fora do horário de expediente e possam realizar suas orientações de prevenção.
Para conseguir suprir a demanda exigida pelo município, no último domingo um concurso público foi realizado pela Prefeitura Municipal de Votuporanga para a contratação de 10 novos agentes de vetores. Atualmente, fazem parte da equipe 63 agentes de endemias.