Unidade gratuita para pacientes de Votuporanga é mantida pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade
Para ter acesso ao atendimento desta casa, o votuporanguense deve ir até o Fundo Social
A Casa de Apoio aos pacientes em tratamento de Câncer no Hospital de Barretos, mantida pela Prefeitura de Votuporanga naquela cidade, atendeu no ano passado 45 votuporanguenses cadastrados para pernoitar no local. O atendimento é feito pelo Fundo Social de Solidariedade, que tem a intenção de garantir uma qualidade melhor de permanência em Barretos a esses pacientes.
Além dessas 45 pessoas, há um atendimento diário a quem passa pela casa, mas volta para Votuporanga à noite.
A casa em Barretos funciona das 7h às 22h e tem dois quartos (feminino e masculino), com 14 leitos no total. A Prefeitura paga um aluguel de R$ 3 mil por mês para manter esta unidade.
Atualmente, são oferecidos diversos serviços tais como: alimentação, conservação e higienização. Os pacientes ganham café da manhã, almoço e jantar. Além disso, durante os intervalos, também são oferecidos lanches. O cardápio é feito pela nutricionista do Banco de Alimentos de Votuporanga.
Com relação à conservação e higienização, uma funcionária faz a limpeza em geral, lavagem das roupas de cama, tudo o que tiver necessidade para manter o ambiente organizado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.
A funcionária mantida pela Prefeitura na casa realiza o trabalho de manutenção (limpeza e conservação), cozinha para os pacientes as principais refeições do dia e controla o alojamento dos pacientes, através do contato com a assistente social do FSS.
O Fundo Social de Solidariedade coordena a parte de alimentação, com compra mensal dos materiais de consumo e higienização. O Banco de Alimentos de Votuporanga faz as doações por semana de produtos recebidos como hortifrutigran-jeiros de maior qualidade, vistoriados pela nutricionista. Já a Secretaria Municipal da Saúde realiza pagamento mensal à funcionária e trabalha de forma integral com o Transporte Público disponível no município.
Para ter acesso ao atendimento desta casa, primeiramente, o votuporanguense deve ir até o FSS, fazer um cadastro com a assistente social, no qual será entregue uma Autorização para Permanência na casa, durante o período necessário ao tratamento. É importante, durante o cadastro, o paciente juntamente com o acompanhante apresentarem documentos pessoais como: RG, CPF, Comprovante de Endereço (residente de Votuporanga).