Unidades de saúde permanecerão abertas no dia 5 de março em comemoração ao Dia da Mulher; solicitação de mamografia estará disponível na faixa etária entre 50 e 69 anos
Em comemoração ao Dia da Mulher, lembrado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 5 de março (sábado) uma campanha para exames preventivos de papanicolau e clínicos das mamas - os dois tipos de câncer que mais matam as mulheres no país.
Todas as unidades de Votuporanga estarão abertas neste dia, das 8h às 16h para receber e atender as mulheres. A solicitação de mamografia estará disponível para o público feminino na faixa etária entre 50 e 69 anos.
A enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher de Votuporanga, Karen Silva, explica que os exames clínicos das mamas, assim como o papanicolau, são gratuitos e realizados por profissionais da área da saúde que estão capacitados para acolher as pacientes. “Nossos profissionais vão orientar as mulheres sobre a importância do autoexame e do exame clínico realizado por profissionais da saúde, ambos possibilitam a detecção precoce do câncer de mama. Esse procedimento é recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade, por isso, o convite é para que todas as mulheres participem”.
Para ser submetida ao exame é necessário que a mulher esteja com documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade que pertence.
Câncer de Mama
O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher e apresenta um bom índice de cura quando diagnosticado em fase precoce. Atualmente, em Votuporanga, 13 mulheres estão em tratamento ou sendo acompanhadas no HB em Rio Preto e também no Hospital de Câncer de Jales.
Em 2016, três mulheres já apresentaram diagnóstico da doença; no ano passado, foram registrados cinco casos de câncer de mama e em 2014 – cinco casos.
Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástases. De acordo com o Hospital do Câncer de Barretos “Fundação Pio XII”, a extensão do tumor determina a forma de tratamento, sendo assim necessárias as medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.
Papanicolau
O objetivo principal desse exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento desse tipo de tumor.
Ele também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecções viróticas no colo do útero, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por protozoários, como o Trichomonas vaginalis.