Termina hoje, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em Votuporanga, 99,47% do público-alvo foi imunizado, o que representa 21.428 pessoas. Nessa ação foram inclusos crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres que deram a luz a menos de 45 dias (puérperas) e idosos.
A meta proposta pelo Ministério da Saúde era imunizar 80% destes grupos.
Foram vacinadas 3.643 crianças, num total de 4.258 (85%). As gestantes imunizadas somam 651 (79,98%), de 803. Mulheres pós-gestação, as puérperas, contabilizam 132, dessas, 166 (123,88%) já tomaram a dose. São 12.669 idosos e 12.325 (97,28%) receberam a vacina. Os trabalhadores da saúde totalizam 3.644 e 5.125 (140,64%) foram imunizados.
A campanha, que começaria no dia 30 de abril, foi antecipada para 06 de março devido ao aumento de casos de H1N1 no Estado de São Paulo. Neste ano, até o momento, Votuporanga registrou 17 casos da doença. Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:
Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;
* Fazer uso do álcool gel;
* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A;
*As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.