Nos quatro primeiros meses deste ano, foram 8.259 casos positivos; No mesmo período do ano passado, foram 4.053 pessoas doentes
O número de casos de dengue explodiu nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado em São José do Rio Preto (SP). Segundo dados da Secretaria de Saúde de Rio Preto, de janeiro a maio desse ano 8.259 mil pessoas tiveram dengue e uma morreu. No mesmo período do ano passado foram 4.053 doentes, com quatro mortes.
A Secretaria de Saúde diz que continua o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti de casa em casa, mas os números continuam crescendo. “Tivemos a introdução do vírus da zika e apesar de termos diversos exames que indicam a diferença na ocorrência da dengue e do vírus zika, infelizmente existe a dificuldade de diferenciar todos os casos. Talvez muitos casos encerrados como dengue, também são casos de zika”, afirma o gerente da Vigilância Ambiental Abner Henrique Alves.
Os 106 agentes de saúde estão por toda a cidade. As ações estão acontecendo inclusive aos sábados e quase quatro mil imóveis já foram vistoriados. O principal problema dos agentes continua sendo os imóveis fechados. Até existe uma medida provisória que prevê a entrada forçada, mas esse acaba sendo o último recurso da prefeitura.
Tratamento
A hidratação do paciente é parte importante do tratamento, pois a dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, é preciso beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos. Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas. Não existe um medicamento específico para a doença. A medicação serve basicamente para aliviar as dores.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba