Mães que têm filhos com alergia estão pagando consultas e exames particulares em Rio Preto para terem diagnóstico correto
O vereador Emerson Pereira (Solidariedade) quer que a Prefeitura contrate um médico gastropediatra para atender na rede municipal de Saúde de Votuporanga. Gastropediatra é um profissional especialista no diagnóstico e tratamento das doenças gastrointestinais na infância e adolescência, realizando o acompanhamento das mais variadas patologias do trato gastrointestinal.
Em sua justificativa, Emerson explicou que existe somente um médico alergista que atende no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o que causa demora para atender a demanda. Além disso, muitas vezes as famílias dos pacientes, em sua maioria crianças, acabam procurando por atendimento particular para fazer o tratamento adequado, principalmente quando se trata de intolerância a certos alimentos.
“Muitas mães me procuraram recentemente alegando que seus filhos têm alergia ao leite e alimentos derivados. Como na rede pública somente existe um alergista, a única solução que tiveram foi viajar até Rio Preto e pagar consulta e exames particulares para ter o diagnóstico pronto. O valor gasto ficou em médica de R$ 400, o que para uma família pesa muito. Na rede municipal de saúde aumentou relevantemente a procura por este profissional e cabe ao município atender esta demanda com qualidade”, disse.
Sendo assim, Emerson solicita que haja contratação do gastropediatra para atender nas UBS (Unidades Básicas de Sáude) e nos consultórios municipais.
A indicação foi apresentada na sessão da Câmara do dia 13 deste mês, mas novamente foi cobrada pelo vereador na última segunda, dia 20.
Vacinas
Ainda reivindicando melhorias para a população, Emerson solicitou da Secretaria Municipal da Saúde a aquisição de mais doses da vacina contra o H1N1 para atender a demanda do município.
Ele alega que as vacinas estão quase acabando e existem munícipes que ainda não foram imunizados, pois as unidades de saúde não receberam o segundo lote.
Fraldas e suplementos alimentares
Muitos munícipes procuraram o vereador Emerson Pereira relatando que mesmo tendo o direito conquistado de receber do Governo Estadual fraldas e suplementos alimentares, como leites especiais, estão encontrando dificuldades no recebimento devido à demora na entrega desses produtos. “Isso vem causando transtornos a essas famílias necessitadas, visto que pela vigência acabam comprando”, explicou.
O pedido foi oficializado à diretora do DRS XV de São José do Rio Preto, Cláudia Monteiro Ferrazi Ferreira.
Pedido de estacionamento
Os munícipes que vão de moto até o Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, no bairro Jardim das Palmeiras I, não encontram estacionamento. Emerson apresentou esta indicação a favor da população e também dos funcionários da unidade.
A indicação foi direcionada à Secretaria Municipal de Trânsito para que construa um estacionamento exclusivo para motos em frente à unidade.