Quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades de saúde ou policlínica até as 17h
Em 2017, não há registro de casos de H1N1 em Votuporanga (Foto: Ilustrativa)
Até o momento 13.382 doses de vacinas foram aplicadas pela Secretaria da Saúde de Votuporanga na Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que continua até esta sexta-feira. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades de saúde ou policlínica até as 17h para ser vacinado. A menor adesão nesta campanha é formada por gestantes e crianças.
A campanha foi ampliada em todo estado de São Paulo e está contemplando novos grupos prioritários, com a vacinação de funcionários do Ministério Público, policiais militares e civis, bombeiros; servidores do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil e da área da educação – diretores, inspetores, dentre outros.
As pessoas incluídas nos grupos desde o início da campanha – gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, profissionais da saúde, idosos, professores e pessoas com doenças crônicas, também têm até o dia 26 para receber a dose.
O Ministério da Saúde estipulou um índice de 90% a ser cumprido pelos municípios ao longo da campanha. Em Votuporanga a cobertura atual é de 57,81%. De acordo com Danieli Fortilli, enfermeira responsável pelo setor de imunização da pasta, o número de gestantes e crianças estão aquém do esperado. “É muito importante que todo público-alvo seja vacinado, assim estará protegido e menos suscetível ao vírus influenza. Esta é a melhor forma para conter os riscos de surtos”, alerta.
A vacina é trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). Em 2017, o município contabiliza um caso de H3N2 e não há registro de H1N1.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.