Os estoques de sangue da Unidade de Coleta de Sangue dependem do apoio dos doadores, para suprir a demanda de pacientes. Dessa forma, a Prefeitura de Votuporanga faz um apelo para o retorno dos primeiros doadores da unidade de coleta, inaugurada no início de maio, para realizarem novamente a doação.
Quem doou naquele primeiro mês de funcionamento da unidade, já está apto para a segunda doação do ano, que pode ser realizada a cada três meses.
O agendamento dos doadores deve ser realizado previamente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h pelo (17) 3426-7530, ramal 210, ou pessoalmente na própria unidade, situada no espaço anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.
Em todo país é possível observar que a coleta de sangue não supre a necessidade atual, e o incentivo dessa prática deve ser desenvolvido, é o que explica a secretária da Saúde, Márcia Reina. “Tão necessária quanto a captação de sangue, a fidelização dos doadores é um processo importante para que os doadores transformem o ato em rotina. O déficit de doadores é visível não só em Votuporanga, mas em todo país, por isso é necessário o fortalecimento de estratégias que estimulem a solidariedade”.
A coleta ocorre às terças-feiras, das 15h às 18h, às quintas-feiras, das 8h às 11h, e todo primeiro sábado do mês, também das 8h às 11h, sempre por meio de agendamento. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. Em Votuporanga, o serviço contribui para o abastecimento dos estoques da Santa Casa e Casa de Saúde do município, como também hospitais da região, como a Santa Casa de Riolândia e Cardoso.
A unidade funciona por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga.