A afirmação é da Secretaria da Saúde que foi procurada após reclamações sobre possível falta de médicos nos consultórios
Márcia Cristina Fernandes Prado Reina, secretária municipal da Saúde
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Não é de hoje que há questionamentos sobre o número de pediatras em Votuporanga. Após mais algumas reclamações sobre a situação, o A Cidade buscou a Secretaria Municipal da Saúde para explicar a questão. A pasta garantiu que o número de pediatras é suficiente no município.
De acordo com a Secretaria, a portaria do Ministério da Saúde (Portaria nº 1631 de 01 de outubro de 2015) estabelece um pediatra para o atendimento de uma população total de 4 mil habitantes. Atualmente Votuporanga possui seis pediatras para atender 20 mil habitantes e os demais munícipes são atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) que possuem referência em pediatria, totalizando 72% de cobertura, suprindo a demanda conforme diretrizes do Governo Federal. “Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que cumpre a meta estipulada pelo Ministério”, apontou.
A pasta explicou que o atendimento referenciado primário é realizado pelo médico generalista que é capacitado para avaliar o caso e resolver as queixas apresentadas. “Se necessário for, e dependendo da complexidade, o profissional fará o encaminhamento ao pediatra à unidade de saúde mais próxima. Todas as unidades de saúde possuem médicos que auxiliam os generalistas em casos mais graves e complexos”, esclareceu.
Os Consultórios Municipais “Dr. Jerônimo Figueira da Costa Neto” e o Consultório “Dr. Ruy Pedroso”, no Pro-Povo possuem assistência médica em pediatria de referência, com atendimento 2 dias em cada unidade.
A Prefeitura destacou que atualmente, na saúde, o município investe acima do que é preconizado pelo Ministério, mas periodicamente o prefeito tem buscado recursos junto aos Governos Estadual e Federal para que novos projetos sejam colocados em prática. “No início deste ano, três novos consultórios de saúde tiveram suas obras retomadas e outro foi inaugurado”, informou.
Um dos compromissos do chefe do Executivo, acrescentou a Secretaria da Saúde, é a construção de uma Policlínica para incrementar esse atendimento às mulheres e crianças. A verba de R$ 1,2 milhão já foi confirmada para Votuporanga por meio de emenda parlamentar do deputado federal licenciado, Rodrigo Garcia. O espaço será construído próximo à Santa Casa com atendimento multiprofissional, incluindo ginecologistas e pediatras.
Também é ressaltado pela pasta que a Atenção Básica no município conta com estrutura e atendimento nos padrões do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) preconizados pelo Ministério da Saúde.