Doações podem ser realizadas todo primeiro sábado do mês; às terças-feiras, das 15h às 18h e às quintas-feiras, das 8h às 11h
Divulgação/Prefeitura de Votuporanga
Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Mas no início de cada ano, o estoque de bolsas é reduzido devido às férias e a ausência dos doadores das suas respectivas cidades. Para facilitar a rotina do doador, a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga funciona também durante o primeiro sábado de cada mês.
Neste sábado (3/2), a Unidade estará em funcionamento para doações de sangue, cadastros de possíveis doadores de medula óssea e agendamentos, das 8h às 11h. O posto está anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, e atende pelo (17) 3426-7530, ramal 210, ou pelo (17) 98179-1989.
Além de todo primeiro sábado do mês, as doações também podem ser feitas às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos.
O agendamento dos doadores deve ser realizado previamente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, pelo mesmo telefone. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
É importante saber que uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Mulheres podem doar a cada 90 dias e homens a cada 60. O processo para a doação de sangue dura em média uma hora.
Em Votuporanga, o serviço contribui para o abastecimento dos estoques de sangue da Santa Casa e Hospital Unimed e também hospitais da região, como a Santa Casa de Riolândia e Cardoso.