Neste ano, 20 pessoas foram diagnosticadas, sendo sete mulheres e 13 homens (Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
O Serviço de Atendimento Especializado, o SAE de Votuporanga, da Secretaria Municipal da Saúde, acompanha 725 pessoas portadoras de HIV de um total de 17 municípios. Desse número, três crianças de outros municípios são atendidas.
Em Votuporanga, o SAE acompanha 491 pessoas. No ano passado, 34 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Neste ano, 20 pessoas foram diagnosticadas, sendo sete mulheres e 13 homens.
De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, as pessoas são diagnosticadas por meio de testes rápidos ofertados em toda rede de saúde do município. A demanda é espontânea e o teste pode ser solicitado após uma situação de risco ou no hospital.
“A equipe é formada por profissionais que atuam desde o acolhimento do paciente, além da enfermagem, médica, assistente social, psicóloga, farmacêutica, dentista e grupos terapêuticos”, explicou a Secretaria da Saúde de Votuporanga.
Buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, ações relacionadas à divulgação das formas de contágio são frequentes nas unidades de saúde e em toda a rede de saúde.
“A fim de prevenir novos casos da doença no município, a Secretaria da Saúde de Votuporanga desenvolve trabalhos voltados para as populações com vulnerabilidade acrescida e testagem rápida para o HIV em todas as unidades. O SAE é responsável pela PEP - profilaxia pós exposição”, afirmou o órgão.
Mais informações podem ser obtidas no SAE pelo telefone (17) 3405-1584, localizado na rua Minas Gerais nº 1850, bairro São João.
Vigília
No último dia 20, o SAE com o apoio da Catedral “Nossa Senhora Aparecida” de Votuporanga promoveu a 8ª Vigília Mundial pelos Mortos de Aids.
O intuito da celebração foi despertar a sociedade para a solidariedade global, rompendo barreiras, sendo sinal de esperança às novas gerações, segundo a agente operacional do SAE e organizadora do evento, Elaine Guerche.