Município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com a vacinação de 22,058 mil pessoas, o que corresponde a 91% da cobertura
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Atingindo a meta total estabelecida, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Votuporanga termina nesta sexta-feira (22/6) para a vacinação dos grupos prioritários. O município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com a vacinação de 22,058 mil pessoas, o que corresponde a 91% da cobertura. A estratégia iniciada no dia 23 de abril, possui cobertura vacinal de 90% estipulada pelo Governo Federal aos municípios.
Ainda assim, os grupos das gestantes e das crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos apresentam os menores índices de vacinação, com 71% e 80,36% do público, respectivamente. As mulheres pós-gestação (puérperas) imunizadas representam 122,22%, idosos que receberam a vacina chegam a 98,03%, os trabalhadores da saúde, 87,07%, além de 80,88% dos professores também já tomaram a dose. A ação foi ampliada para atender outros dois grupos, formados por crianças de cinco a nove anos e adultos entre 50 e 59 anos.
A vacina disponibilizada pelo Ministério é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
As unidades de saúde de Votuporanga permanecem em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto aos feriados, e estão abastecidas com doses suficientes para a vacinação daqueles que contemplam o público-alvo desta ação.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:
* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;
* Fazer uso do álcool gel;
* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.