Foram confirmados dois casos do vírus influenza A H3 Sazonal, no último mês, pela Secretaria da Saúde de Votuporanga
As unidades de saúde do município permanecem em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados da Secretaria da Saúde de Votuporanga, o município registrou mais dois casos de gripe. Desta vez, foram confirmados dois casos do vírus influenza A H3 Sazonal. Os casos foram notificados pela Vigilância Epidemiológica no mês passado.
“O primeiro caso trata-se de uma adolescente de 15 anos, moradora do bairro Vila Paes. O outro é um homem de 34 anos, que reside no Pozzobon. Ambos foram internados, e já tiveram alta médica. Todos passam bem e estão sendo acompanhados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica”, afirmou a Secretaria Municipal da Saúde.
A pasta alertou que apesar da influenza A H3 não provocar pandemias, ela é tão perigosa quanto a H1N1 para grupos de risco. “Os sinais e sintomas da influenza A H3 são semelhantes aos da gripe H1N1 e da gripe comum, e assim como o H1N1, podem ser mais graves que a gripe comum. Algumas complicações podem ser verificadas, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal”, explicou o órgão ao A Cidade.
No último mês, a pasta também confirmou os dois primeiros casos positivos do vírus influenza A H1N1. O primeiro foi registrado em uma moradora, de 23 anos, moradora do bairro Vila Paes. O segundo caso foi registrado em um homem, de 56 anos, morador do bairro Estela Parque.
Para reforçar a prevenção, a campanha de Vacinação Contra a Gripe em Votuporanga foi prorrogada até sexta-feira (22) para a vacinação dos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até agora, foram vacinadas 20,4 mil pessoas, o que corresponde a 84,17% da cobertura. São esperadas aproximadamente 22 mil pessoas nesta ação, que foi iniciada no dia 23 de abril. A cobertura vacinal estipulada pelo Governo Federal aos municípios para esta campanha é de 90%.
“Os grupos das gestantes e das crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos apresentam os menores índices de vacinação, com 67,88% e 60,32% do público, respectivamente. As mulheres pós-gestação (puérperas) imunizadas representam 118,25%, idosos que receberam a vacina chegam a 94,59%, os trabalhadores da saúde, 81,18%, além de 77,47% dos professores também já tomaram a dose. A partir de agora, a vacinação foi ampliada para atender outros dois grupos, crianças de cinco a nove anos e para adultos entre 50 e 59 anos”, informou a Secretaria Municipal.
A vacina disponibilizada pelo Ministério é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). A Secretaria da Saúde de Votuporanga informou que as unidades de saúde do município permanecem em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto aos feriados, e estão abastecidas com doses suficientes para a vacinação daqueles que contemplam o público-alvo desta ação.