Gripes, resfriados e pneumonias são comuns nessa época do ano e afetam crianças e idosos
Médico alerta sobre algumas doenças que aparecem nesse período de inverno e orienta sobre como preveni-las (Foto: Divulgação/Santa Casa de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Gripes, resfriados e pneumonias são comuns nessa época do ano e afetam, principalmente, crianças e idosos. O médico da cirurgia torácica da Santa Casa de Votuporanga, Dr. João Paulo Pedroso, afirmou que o ar seco e as baixas temperaturas são a porta de entrada para o surgimento de doenças respiratórias. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para não contrair as doenças.
“Nessa época do ano, a umidade relativa do ar fica muito baixa. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 40% a 60% de umidade e alguns dados falam até de 50% a 80%. Aqui na nossa região, estamos registrando umidade abaixo de 30%. Esse clima seco junto com o frio inibe a produção de secreções dos nossos olhos e das vias respiratórias e isso facilita a propagação de vírus e bactérias dessa época do ano”, afirmou.
O Dr. João Paulo Pedroso explicou que os principais sintomas dos resfriados são dores no corpo, dor na garganta e coriza. “Já na sinusite, o indivíduo vai ter também uma secreção nasal mais purulenta, dor de cabeça e febre. Nas pneumonias, o indivíduo vai ter dor torácica, tosse produtiva, febre e calafrios”, explicou o médico.
Para tratar as doenças há duas opções, a preventiva e a específica para cada caso. “O tratamento preventivo é por meio das campanhas de vacinação e umidificação do ambiente, mas temos também tratamentos específicos. Se a pessoa estiver com uma sinusite bacteriana tem que tomar antibióticos, por exemplo. Se estiver com pneumonia, dependendo os fatores de risco, pode ser que precise ser hospitalizada”, afirmou o Dr. João Paulo Pedroso.
Ele ainda orientou que o tratamento durante o frio deve ser feito e consiste em se agasalhar, hidratar e evitar fazer exercícios físicos rigorosos entre as 10h e 17h, que são períodos em que há luminosidade e maior exposição ao clima seco. “Umidificar o ambiente onde está, evitar ficar em grandes aglomerados, se estiver perto de alguém resfriado tentar, na medida do possível, se proteger e, se estiver com a gripe, evitar tossir e espirrar na frente de outras pessoas também são dicas para evitar as doenças desse período”, afirmou o médico da cirurgia torácica da Santa Casa de Votuporanga, Dr. João Paulo Pedroso.