Provedor da Instituição apresentou dados de todo Complexo, ressaltando a quantidade de atendimentos principalmente do SUS
(Foto: Divulgação/Santa Casa)
A Santa Casa de Votuporanga recepcionou o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para mais uma edição do “Café com Provedor” nesta quinta-feira (2/8). Os integrantes foram recebidos pelo provedor Luiz Fernando Góes Liévana, que apresentou dados do Complexo, com objetivo de envolver toda a sociedade na missão de salvar vidas.
Luiz Fernando agradeceu a presença. “Queremos mostrar o que é a Santa Casa atualmente. Realizávamos esta apresentação para gerentes e lideranças internas, mas decidimos abrir para o público externo. Estamos apresentando para clubes de serviço, entidades. Gerir a Instituição é difícil, por isso contamos com a comunidade”, disse.
O provedor contou que, somente no ano passado, foram realizados 2.154.284 atendimentos, aproximadamente seis mil por dia. As estatísticas referem-se a Hospital; SanSaúde; AMEs de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul; Consultórios Municipais; Farmácia de Alto Custo; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Serviço de Atendimento Especializado (SAE); CAPS – Álcool e Drogas e Policlínica. "No Hospital foram 816.051 atendimentos, sendo que 556.881 deles foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
Ele ressaltou que 70% da assistência é pelo SUS. “Priorizamos pela qualidade e humanização. Queremos dar exemplo para todo Brasil”, complementou.
Em um ano, a Santa Casa realizou 12.806 internações, além de 85.589 consultas ambulatoriais. “Foram mais de 70 mil procedimentos de urgência e emergência, além de 647.137 exames”, destacou.
Sobre o envolvimento da comunidade, Luiz Fernando é só elogios. “Votuporanga e região são muito solidários. Em 2017, foram R$1.396.925,15 conquistados com doações de alimentos, promoções, Bazar do Bem, sempre em prol de nossos pacientes”, afirmou.
O presidente do Conseg, Bruno Camargo, agradeceu o convite. “Quero parabenizar pelo trabalho da diretoria, que teve ideia deste projeto. Não tinha dimensão do Complexo, assim como a população não tem conhecimento. É uma atuação digna de elogios, que devem ser direcionados também a médicos e colaboradores. Estamos à disposição”, enfatizou.
Já o vice-presidente, Emerson Bortolaia, ressaltou a iniciativa do “Café com Provedor”. “Vocês estão chamando a comunidade a ter ainda mais envolvimento com a Santa Casa. O retorno é bem positivo entre os participantes”, finalizou.