Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, trata-se de um homem de 37 anos, residente no bairro Portal do Sol
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, trata-se de um homem de 37 anos, residente no bairro Portal do Sol (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria da Saúde de Votuporanga, por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou o quarto caso do vírus influenza A H1N1, no município. De acordo com a pasta, trata-se de um homem de 37 anos, residente no bairro Portal do Sol, cuja suspeita do caso foi registrada no dia 31 de agosto.
“O homem ficou hospitalizado na Santa Casa de Votuporanga, foi tratado para Influenza, já recebeu alta e passa bem”, informou a Secretaria Municipal.
Os outros três casos registrados neste ano, uma mulher de 68 anos, moradora do bairro Patrimônio Velho; uma mulher de 23 anos do bairro Vila Paes e um homem de 56 anos do Estela Parque também passam bem. Neste ano, 31 notificações foram registradas. No momento, não há mais casos suspeitos.
A pasta informou que a doença, de um modo geral, é contraída pelas vias respiratórias, ou seja, ao falar, tossir ou espirrar, por isso, a Secretaria da Saúde reforça a necessidade da vacinação a todas as pessoas que compõem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“A Secretaria afirma que continua vacinando as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e orientando quanto às medidas preventivas como lavagem das mãos, uso de álcool em gel, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e aglomerados”.
O vírus H1N1, como outros vírus da influenza podem levar a complicações como: internações hospitalares, pneumonia e óbito. “Tais complicações se dão principalmente em pessoas que fazem parte dos grupos de risco como: gestantes, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, portadores de doenças crônicas, população indígena e população privada de liberdade”, explicou a Secretaria Municipal da Saúde.