Neste ano, os casos de caxumba diminuíram no município; no mesmo período de 2017 foram registrados mais de 200 casos
A Vigilância recomenda a vacinação da população como a medida mais eficaz contra a caxumba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados da Secretaria da Saúde de Votuporanga, o número de casos positivos de caxumba diminuiu no município. De acordo com os dados, até o momento, a cidade confirmou 69 casos positivos da doença. Já no mesmo período do ano passado foram registrados mais de 200 casos. Em todo o ano retrasado, foram apenas 33.
No ano passado, a pasta afirmou que o aumento no número de casos de caxumba se deu por conta da baixa adesão da vacina por parte da população, já que a maioria das pessoas acometidas pela doença não realizavam o repouso, em domicílio, necessário para reduzir a circulação do vírus do ambiente e o consequente risco de transmissão.
“Nos casos confirmados de caxumba, a Vigilância Epidemiológica entra em contato com o paciente para iniciar as ações de bloqueio, realizadas no local de trabalho, no grupo familiar, além de orientar essas pessoas para receber a vacina, como medida de prevenção”, explicou a pasta.
Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde participou da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Foram ofertadas duas vacinas contra a poliomielite e outra contra o sarampo, disponibilizada por meio da tríplice viral.
A pasta explicou que “além do sarampo, a tríplice viral protege contra a caxumba e a rubéola. A Vigilância recomenda a vacinação da população como a medida mais eficaz contra a caxumba”.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Votuporanga.