Universitários fizeram aferições de pressão e orientaram a comunidade sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção do Câncer
As atividades gratuitas foram promovida nos dias 4, 6 e 20 deste mês (Foto: Divulgação/Unifev)
Os cursos de Enfermagem e Medicina da UNIFEV, por intermédio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, realizaram cerca de 400 atendimentos em ações alusivas à Campanha Nacional Outubro Rosa. As atividades gratuitas foram promovida nos dias 4, 6 e 20 deste mês, no Campus Centro, na praça cívica Benedito Lopes de Oliveira (onde está localizada a Concha Acústica), e no Espaço Explosão (na rua Amazonas, entre as ruas Ceará e Paraíba).
Sob a supervisão da docente e médica ginecologista Cristina Rocha Matarucco, os estudantes de Medicina abordaram 296 pessoas, que receberam orientações sobre a conscientização, prevenção e detecção de alterações mamárias. Já os universitários do curso de Enfermagem foram responsáveis pelo aferimento de pressão. Ao todo, 85 voluntários participaram.
De acordo com a Dra. Cristina, o Câncer de Mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre as mulheres, razão pela qual o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento da doença.
“É importante que os profissionais estejam aptos a desenvolver ações de prevenção como as que foram realizadas durante os três dias de atividades. Fazendo uso de modelos anatômicos de uma mama saudável e outra com sinais de Câncer, os alunos orientaram a população sobre a maneira correta de proceder com o autoexame e, no caso de alterações, quais procedimentos devem ser tomados. Para os futuros profissionais da saúde, essa foi uma ótima oportunidade de amadurecimento profissional”.