Saúde
Votuporanga já registrou 20 casos de sarampo
O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações, potencialmente fatais
publicado em 03/12/2019
A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga tem 20 casos de sarampo confirmados de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde. Ainda conforme a pasta, não há registro de óbito pela doença até o momento.
Ao jornal A Cidade a pasta informou que em 2017 e 2018 também não houve registro de casos de sarampo. “Vale ressaltar que o sarampo estava erradicado no país, porém voltou a ser registrado em grande parte dos municípios brasileiros”, observou a Secretaria.
A pasta vem intensificando a vacinação de pessoas ainda não vacinadas contra o sarampo desde o início deste ano, inclusive, atualmente, com Campanha em curso, imunizando nesta etapa adultos entre 20 e 29 anos. O Dia D da ação foi realizado no último sábado, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde de Votuporanga. A primeira etapa desta ação foi realizada de 7 a 25 de outubro, para a imunização de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo 200 delas vacinadas.
A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença. A vacina contra este agravo é disponibilizada por meio da tríplice viral, que além do sarampo, protege o indivíduo contra a caxumba e a rubéola.
O esquema da vacina tríplice se dá através de duas doses para pessoas entre os 12 meses de vida até os 29 anos de idade. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações, potencialmente fatais.
Também para combater a doença são realizados bloqueios vacinais de forma seletiva (residência, local de trabalho ou estudo e vizinhos próximos e outros contatos), diante de casos suspeitos de sarampo, conforme Boletim Epidemiológico nº18 de 2019, Ministério da Saúde. “Além disso, a Secretaria da Saúde promove a distribuição de panfletos com orientação sobre o sarampo, em escolas, instituições e domicílios”, explicou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2019/12/votuporanga-ja-registrou-20-casos-de-sarampo-n58977