A taxa de incidência do novo vírus na cidade é de 0,01%; nenhum dos 10 infectados está internado e alguns já deixaram a quarentena
Gráfico mostra atual situação dos casos (A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Mais de 90% de todas as suspeitas de coronavírus registradas em Votuporanga, desde março, tiveram resultado negativo para a doença. Os dados são do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde desta segunda-feira (20)
De acordo com os números, desde o dia 13 março, quando a cidade registrou a primeira suspeita da doença, 160 pessoas foram classificadas como suspeitas da Covid-19, sendo que 19 tiveram as amostras rejeitadas por não atenderem os critérios clínicos que justificassem a realização de exames, 111 testaram negativo para o novo vírus, 20 ainda aguardam o resultado dos exames e 10 testaram positivo.
Levando em consideração os 111 negativos e as 19 amostras rejeitadas, 92,31% de todos os casos tidos como suspeitos foram descartados até o momento.
Em contrapartida, a taxa de incidência do novo vírus na cidade é de 0,01%, tendo como base a estimativa populacional do município de 2020, que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 94.547 habitantes.
Recuperação
Além da taxa de incidência considerada baixa, de acordo com os parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde) o índice de recuperação dos pacientes também tem sido satisfatório.
A cidade não registrou nenhuma morte até então e, com exceção do primeiro caso (do médico que foi transferido para São Paulo), todos os demais já estão em casa, alguns deles, inclusive, já curados e liberados da quarentena obrigatória de 14 dias.