Municípios da região, que foram criticados quando o hospital atingiu sua capacidade máxima, hoje não ocupam nenhum leito
José Ralio (primeira foto), Maria do Desterro (foto do meio) e Marta Marcolino (última imagem) venceram o novo vírus (Santa Casa)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Depois de serem apontados como os responsáveis pela ocupação máxima da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) isolada para Covid-19 da Santa Casa de Votuporanga, os municípios da região, atualmente, não ocupam nenhum leito de UTI na cidade. Isso é o que revel um levantamento exclusivo feito pelo jornal A Cidade junto ao hospital e a Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com os dados, dos 18 pacientes que atualmente estão internados por causa do vírus, 14 são de Votuporanga. A taxa de ocupação da UTI está em 80% e todos os pacientes que lá estão são do município. Sete deles já testaram positivo para doença e um ainda aguarda o resultado dos exames. Todos estão respirando com a ajuda de aparelhos.
O levantamento aponta ainda que outras dez pessoas estão internadas na enfermaria isolada para coronavírus do hospital. Seis deles são de Votuporanga (cinco positivos e um suspeito), os outros são de Nhandeara (um), Gastão Vidigal (um), Monções (um), e Américo de Campos (um).
Altas
Ontem a Santa Casa registrou três altas hospitalares. José Ralio, de Américo de Campos, Maria do Desterro Fernandes de Lima e Marta Marcolino Bento da Silva, ambas de Votuporanga, venceram o coronavírus e deixaram o hospital.
“Três pacientes confirmados com Covid-19 tiveram alta do Hospital e, assim, começaram o final de semana em casa com toda a família. Motivo de muita alegria e esperança! Eles foram diagnosticados com a doença, mas com suporte de toda nossa equipe e muita determinação, conseguiram restabelecer a saúde”, celebrou uma nota divulgada pela assessoria de comunicação do hospital.
Outra boa notícia foi a recuperação de José de Oliveira Neto, 59 anos. Depois de 30 dias internado na UTI da Santa Casa de Votuporanga, ele, que é de Nhandeara, foi para o quarto.
“Uma grande conquista, que merece ser compartilhada. O paciente está focado em sua total recuperação, para já já voltar para sua família. Estamos com você, seo José! Sua saúde é prioridade, juntos venceremos de uma vez por todas o coronavírus”, comemorou também a equipe da unidade de saúde.