Valentim Gentil, Álvares Florence e Parisi começaram a imunizar seus profissionais de saúde
Cidades da Comarca também iniciam imunização contra Covid-19 (Fotos: Divulgação/Montagem: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotupooranga.com.br
Depois de Votuporanga, as cidades da Comarca também já iniciaram a vacinação contra a Covid-19. As doses da CoronaVac começaram a ser distribuídas para as cidades de menor porte anteontem e ontem. Valentim Gentil, Álvares Florence e Parisi começaram a imunizar seus profissionais de saúde.
Valentim
Para Valentim Gentil, por exemplo, o Estado enviou 99 doses de vacina. O imunizante, conforme a secretaria da Saúde do município, foi entregue em Votuporanga e a Pasta as buscou sob escolta policial.
A primeira a receber a dose imunizante foi a técnica de enfermagem Lenirce Neves Muller Leite, de 52 anos, que trabalha há 21 anos no município. Lenirce é casada, tem um filho e já foi diagnosticada com o vírus. Ela trabalha na linha de frente, atendendo pacientes com sintomas gripais, suspeitos ou contaminados com a doença.
Álvares Florence
Em Álvares Florence, a cerimônia de abertura da vacinação foi um pouco diferente. Ao invés de aplicar a primeira dose em uma única pessoa, três trabalhadores da saúde foram imunizados ao mesmo tempo: uma médica (Angela de Oliveira), uma técnica de enfermagem (Aparecida de Fátima Lopes) e um motorista da saúde (Gilberto de Oliveira).
A cidade recebeu 52 doses do imunizante e, assim como as demais cidades, o material não é suficiente para atender toda a demanda de profissionais da saúde. De acordo com a coordenadora de atenção básica à saúde do município, Glaucia Waideman Fernandes, há 90 trabalhadores do setor para serem imunizados.
Parisi
Já em Parisi, foram descarregadas 33 doses da vacina produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês, Sinovac. Seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, os profissionais da linha de frente de enfrentamento ao vírus também foram os primeiros a serem imunizados. A primeira, aliás, foi a enfermeira, Silvia Toschi.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Marli Donizete da Silva, os 33 que forem imunizados devem receber a segunda dose em 21 dias de um novo lote que será enviado pelo estado.
Legenda 3-3: Em Valentim Gentil a primeira a ser imunizada foi a técnica de enfermagem Lenirce Neves Muller Leite, de 52 anos
Foto: Prefeitura de Valentim Gentil
Legenda: 3-3B: Álvares Florence fez diferente e vacinou três trabalhadores da saúde: uma médica, um motorista e uma técnica de enfermagem
Foto: Prefeitura de Álvares Florence
Legenda: 3-3C: Já Parisi iniciou a vacinação imunizando a enfermeira, Silvia Toschi, na presença do prefeito Oclair Bento
Foto: Prefeitura de Parisi
Fotos