Rio Preto iniciou vacinação contra Covid-19; 1ª dose foi aplicada na enfermeira Prisciane Batista
A primeira dose da vacina contra a Covid-19 aplicada na região foi para uma enfermeira do Hospital de Base de Rio Preto (Foto: Governo do Estado)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Em um dia tido como histórico para a região, São José do Rio Preto iniciou a vacinação contra a Covid-19 na terça-feira (19), no Hospital de Base. A primeira dose foi aplicada na enfermeira Prisciane Batista, de 34 anos. Apesar da comemorada chegada da vacina, inclusive com a participação de autoridades de toda região e do governador João Doria (PSDB), ainda não há uma data para a distribuição do imunizante às demais cidades, inclusive Votuporanga.
Mesmo com a incertezas, a “cerimônia” de aplicação da primeira dose na região foi acompanhada pelo deputado estadual votuporanguense, Carlão Pignatari (PSDB), o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e deputado federal Geninho Zuliani (DEM), além do secretário estadual de Desenvolvimento regional, Marco Vinholi, do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) e demais prefeitos da região.
“Hoje iniciamos a vacinação nesta grande cidade, São José do Rio Preto. Teremos duas enfermeiras e duas médicas recebendo a vacina, representando esta pluralidade da população brasileira e dos profissionais de saúde”, afirmou o governador durante o ato de vacinação.
Vacinada
Prisciane Batista, a primeira a receber uma dose da vacina na região, é enfermeira do Hospital de Base há 12 anos e atua diretamente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinada a pacientes com Covid-19. Ela tem um filho que, para evitar o contágio, fica na casa dos pais dela, em Santa Adélia.
“A vacina é um marco muito importante, o que posso dizer é para que a população se vacine. Com a vacina vamos reduzir muito a taxa de mortalidade das pessoas que vierem a contrair a Covid, vamos diminuir o número de pessoas que vão contrair a doença. É muito importante este momento. Estou muito feliz por isso”, disse a enfermeira após ser vacinada.
Chegada das doses
Maior município da região, com quase 500 mil habitantes, Rio Preto recebeu sete mil doses da CoronaVac na noite desta segunda-feira. O caminhão saiu do Centro de Distribuição e Logística (CDL) de São Paulo e chegou ao Hospital de Base por volta das 21h40.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, 3,5 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença no Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade receberão duas doses da CoronaVac na primeira fase.