Nova unidade para pacientes com Covid-19 será montada no estacionamento do hospital e liberará UPA para leitos de enfermaria
Anúncio foi feito pelo prefeito Jorge Seba em vídeo ao lado de Cabo Valter e Ivonete Félix (Foto: Reprodução/Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Jorge Seba (PSDB), seu vice, Cabo Valter (MDB) e a secretária Municipal da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, gravaram um vídeo na segunda-feira (22) para anunciar a criação de um novo Hospital de Campanha no município, com a disponibilização de 23 leitos de suporte exclusivos para o atendimento de pacientes graves com Covid-19. A nova unidade será montada no estacionamento da Santa Casa de Votuporanga.
De acordo com o prefeito, a ideia da nova estrutura se deu após uma reunião com profissionais da Saúde, em especial com os médicos Dr. Atílio Pozzobon (diretor clínico da Santa Casa) e Dr. Chaudes Ferreira (coordenador de Urgência e Emergência do município), além de representantes da Santa Casa para ampliar e oferecer mais leitos de UTI.
“A Santa Casa está então disponibilizando o estacionamento de veículos para fazermos um Hospital de Campanha com 23 leitos, sendo que 11 vão migrar da UPA para este Hospital de Campanha e então vamos oferecer mais 12, totalizando 23 leitos de UTI e assim abrir a disponibilidade também de um atendimento de enfermaria com 11 leitos para que possamos fazer esse início de atendimento para os pacientes que mais precisam de atenção”, disse o prefeito.
A previsão é de que a estrutura seja montada o mais rápido possível, segundo a secretária da Saúde, Ivonete Félix, porém nenhuma dada foi apresentada. Com a ativação do novo hospital de campanha, a expectativa é de que a UPA consiga ampliar a capacidade de leitos de enfermaria para 18 e ficar com atendimento de casos mais leves.