Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/09/com-segundas-doses-atrasadas-mais-de-mil-votuporanguenses-receberao-pfizer-em-vez-de-astrazeneca-n69083 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Com segundas doses atrasadas, mais de mil votuporanguenses receberão Pfizer em vez de AstraZeneca
Novas doses da Pfizer serão aplicadas exclusivamente nos munícipes cuja segunda dose da AstraZeneca estava prevista para entre os dias 1º e 15
Município recebeu 1.074 doses das vacinas da Pfizer; ‘mistura’ das doses foi aprovada pelo Comitê Científico do governo estadual (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga recebeu, na segunda-feira (13), 1.074 doses das vacinas da Pfizer contra a Covid, que serão aplicadas exclusivamente nos munícipes cuja segunda dose da AstraZeneca estava prevista para entre os dias 1º e 15 deste mês.
“[As doses da Pfizer] serão aplicadas exclusivamente como segunda dose do esquema vacinal aos que foram vacinados inicialmente com AstraZeneca, respeitando o intervalo entre as doses de 12 semanas, mediante assinatura de um Termo de Ciência específico sobre essa substituição, disponível nos postos de vacina”, explicou a Pasta, em nota.
Os munícipes que estiverem nesta situação devem comparecer aos postos volantes munidos de RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação para receberem as doses da Pfizer.
Os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h e ficam nos seguintes locais: Assary Clube de Campo, Associação Antialcoólica, polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Centro de Convivência do Idoso e Capela Santo Expedito.
Intercambialidade de doses
A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca – isto é, “misturar” as doses no organismo - foi chancelada pelo Comitê Científico do governo estadual e pelo PEI (Programa Estadual de Imunização). Ambos, por sua vez, embasaram a decisão em estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação com o Cosems (Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo).
Falta de doses
O governador João Doria (PSDB) disse que vai entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) caso não receba cerca de um milhão de doses da AstraZeneca que, segundo ele, estão em atraso e seriam destinadas para a aplicação da segunda dose no estado de São Paulo.
"O Ministério [da Saúde] deve, sim, um milhão de doses da AstraZeneca e, se não der por aquilo que representa a proporcionalidade de São Paulo e seus 645 municípios, dará por determinação do STF, porque se nós não recebermos a vacina até a próxima terça-feira [hoje], como é a promessa do Ministério da Saúde, nós ingressaremos com outra medida no Supremo", afirmou o governador, na semana passada.
Já o Ministério da Saúde afirma que "não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo". Segundo o governo federal, o desabastecimento teria ocorrido porque o estado utilizou parte do imunizante destinado à segunda dose em aplicações de primeira dose.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/09/com-segundas-doses-atrasadas-mais-de-mil-votuporanguenses-receberao-pfizer-em-vez-de-astrazeneca-n69083
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco