O hospital votuporanguense não atendia pacientes com o coronavírus desde o início de dezembro do ano passado, quando fechou seus leitos
A Santa Casa havia fechado os leitos em dezembro, depois de um bom tempo sem atender pacientes com a doença, mas teve que reabrir (Foto: Santa Casa de Votuporanga)
Da redação
A Santa Casa de Votuporanga reabriu, na quarta-feira (12), oito leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com Covid-19. A medida foi anunciada pouco tempo depois do boletim de atendimentos do Hospital de Base de Rio Preto revelar que a instituição, que até então era a única referência para atendimentos do tipo, estava com todos os leitos ocupados.
Os novos leitos, porém, permanecerão abertos em caráter provisório. São seis leitos de enfermaria para o SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) e dois leitos de enfermaria para convênios/particulares.
Os casos graves da doença, no entanto, que necessitam de suporte, por meio de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), continuarão sendo transferidos para o HB.
100% de ocupação
O Hospital de Base registrou na quarta 100% de ocupação dos leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital, no total são disponibilizados 40 leitos de enfermaria na ala Covid, sendo que todos estão ocupados. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tem pacientes em 19 dos 41 leitos, o que representa 46,34% da ocupação.
Mais leitos
Diante dessa situação, o Estado reabriu mais 23 leitos de enfermaria na região. Foram dez vagas no Hospital de Base de Rio Preto, oito na Santa Casa de Tanabi e cinco na Santa Casa de José Bonifácio.