Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/02/represa-municipal-de-votuporanga-registra-o-maior-volume-agua-dos-ultimos-anos-n74931 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Represa Municipal de Votuporanga registra o maior volume água dos últimos anos
Pluviômetros da Saev contabilizaram 265 milímetros de chuva em janeiro, enquanto o nível do reservatório passa de 3 metros
A Represa Municipal, “Prefeito Luiz De Haro”, uma das principais fontes abastecimento de água de Votuporanga, iniciou o mês de fevereiro com um dos maiores níveis dos últimos anos. De acordo com a Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente), o reservatório está com 3,39 metros.
A abundância de água, provocada, é claro, pela constância das chuvas neste início de ano, acontece poucos meses depois do reservatório atingir um de seus piores índices da história, quando chegou a ficar com apenas 13 centímetros de água durante o período de contingenciamento, em setembro do ano passado. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 houve até ocasiões em que a Represa chegou a transbordar.
“Se comparado com 2022, 2021 e 2020, o nível atual da Represa Municipal, de 3,39 metros, é o maior desses últimos três anos. Outro ponto a se destacar foi a ampliação das margens da represa que aumentou a capacidade de água armazenada”, disse a autarquia, em nota.
O grande volume de água se dá em conjunto com um dos períodos mais chuvosos da história de Votuporanga. De acordo com os pluviômetros da Saev, só em janeiro já foram contabilizados mais de 265 milímetros de chuva, isso sem contar com o temporal que voltou a atingir a cidade ontem.
Esse volume de chuva é o maior dos últimos sete anos para o mês de janeiro, conforme dados da Ciiagro (Centro Integrado De Informações Agrometeorológicas). Antes disso o único ano em que choveu mais no mês de janeiro foi em 2017, quando foram contabilizados 357,11 milímetros de chuva.
Mas não foram só as chuvas de janeiro que encheram a Represa Municipal. Na verdade, o maior “culpado”, foi o mês de dezembro, quando choveu mais de 491 milímetros. Foi o fim de ano mais chuvoso da última década, conforme os dados da Ciiagro.
Aproveitamento Para aproveitar esse período de chuvas intensas a Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental deram início ao desassoreamento da Represa Municipal. Nesta primeira etapa, realizada principalmente às margens do reservatório, foram retirados cerca de 1,5 mil caminhões de sedimentos. Mais detalhes sobre as demais etapas do desassoreamento serão divulgadas em breve, segundo a autarquia.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/02/represa-municipal-de-votuporanga-registra-o-maior-volume-agua-dos-ultimos-anos-n74931
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco