Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/05/apos-pegar-gripe-suina-vereadora-de-votuporanga-convoca-populacao-para-se-vacinar-n75707 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Após pegar gripe suína, vereadora de Votuporanga convoca população para se vacinar
A parlamentar não chegou ser internada, mas teve os pulmões comprometidos e teve quer ficar alguns dias de cama
Após ser diagnosticada com H1N1 (popularmente conhecida como Gripe Suína), a vereadora Jezebel Silva (Podemos) aproveitou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal para fazer um apelo à população: se vacinem. A parlamentar não chegou ser internada, mas teve os pulmões comprometidos e teve quer ficar alguns dias de cama, inclusive não participou da sessão ordinária da semana passada.
Casos como os da vereadora têm se tornado cada dia mais comuns. As mudanças climáticas têm lotado as unidades de saúde do município por conta de complicações provocadas pela doença, principalmente em crianças e idosos, preocupação que se acentua com a chegada do frio prevista para os próximos dias. “Não estive presente na sessão anterior, pois estava com H1N1 e não passei bem. Não deixem de tomar a vacina, ela é de grande importância. Cuide de seu cartão de vacinação e se cuide”, disse Jezebel.
Vacinação A preocupação da vereadora está associada à baixa adesão à vacina da gripe em Votuporanga. No final do mês passado o A Cidade revelou que a campanha de vacinação contra a gripe não havia atingido nem 3% do público-alvo e de lá para cá não mudou muita coisa.
Dados atualizados pela secretaria municipal da Saúde revelam que, até o momento, apenas 16% das pessoas que já podem se imunizar contra a doença procuraram as unidades de saúde.
Diferente dos anos anteriores, desta vez, todos os grupos prioritários já podem se imunizar, uma vez que a neste ano não haverá calendário dividido por etapas. Dessa forma, mais de 32 mil votuporanguenses já estão aptos a tomar a vacina, porém, conforme os dados da Pasta, apenas 5,4 mil se imunizaram até o momento. Quem pode se vacinar?
Já podem se imunizar os idosos, trabalhadores da Saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, além de professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, presos e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
A vacina é trivalente, portanto, protege contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o Influenza B. O imunizante é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, portando documentos pessoais e, se possível, a carteirinha de vacinação.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/05/apos-pegar-gripe-suina-vereadora-de-votuporanga-convoca-populacao-para-se-vacinar-n75707
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco