Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/05/regiao-de-votuporanga-ganha-exoesqueleto-para-reabilitacao-n75873 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Região de Votuporanga ganha exoesqueleto para reabilitação
Equipamentos como esse são raros no país, e o da região é somente o segundo; antes, apenas a USP tinha exoesqueleto
Governador Tarcísio de Freitas e o médico Flávio Benez, diretor da Unidade de Reabilitação do Lucy Montoro de Fernandópolis (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
A região noroeste paulista agora conta com um exoesqueleto robótico para pesquisas após o Governo do Estado autorizar um acordo de colaboração entre a Rede Lucy Montoro, uma empresa e o Centro Paralímpico Brasileiro.
A pesquisa será feita na Unidade de Reabilitação do Lucy Montoro de Fernandópolis, como explicou o diretor técnico da Unidade, o médico Flávio Benez. Conforme ele, o exoesqueleto serve para treino de reabilitação. “Agora vamos com tudo, com exoesqueleto e tudo”, comemorou a conquista.
Equipamentos como esse são raros no país, e o de Fernandópolis é somente o segundo do Brasil – antes, apenas a USP contava com um exoesqueleto. Com a parceria será possível o desenvolvimento de estudos e avaliações do uso de exoesqueletos para auxiliar a movimentação de pacientes em reabilitação. O equipamento conta com um sistema que controla o centro de gravidade do usuário para oferecer mais equilíbrio e pode ser programado de acordo com objetivos como sentar, levantar, andar de frente, de costas e de lado, além de subir e descer degraus.
A conquista foi anunciada em evento na capital com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da senadora Mara Gabrili, entre outras lideranças. Tarcísio destacou que as pesquisas e iniciativas vão trazer qualidade de vida de volta para muitas pessoas. “Imagine, a pessoa vai vir para cá para ter a experiência de caminhar novamente. Ela estará trabalhando o corpo que vai começar a funcionar melhor, trabalhando o cérebro e a autoestima. Ela vai sair daqui uma pessoa diferente, em um ambiente onde ela está sendo acolhida. E isso não tem preço”, ressaltou.
O governador garantiu que o Estado de São Paulo vai investir o que for preciso para trazer essa experiência para mais pessoas e levar a Rede Lucy Montoro mais longe.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/05/regiao-de-votuporanga-ganha-exoesqueleto-para-reabilitacao-n75873
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco