Foco é direcionado para atender grande parte das famílias em vulnerabilidade social, além de pessoas em situação de rua, crianças, idosos e minorias
A entidade oferece assistência e serviços de forma continuada, gratuita, planejada e permanente (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Comunidade São Francisco de Assis é uma instituição que existe há mais de 30 anos em Votuporanga. Oferece assistência e serviços de forma continuada, gratuita, planejada e permanente em espaço físico próprio para as famílias, crianças, adolescentes e aos idosos dos bairros São João, Estação, Matarazzo, Parque Guarani, Sonho Meu e adjacências, locais considerados de alto índice de vulnerabilidade social.
Atende grande parte das famílias em processo acentuado de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de indivíduos ou grupos, provocado por fatores, tais como pobreza, crises econômicas, nível educacional deficiente, localização geográfica precária e baixos níveis sociais, humano e/ou cultural.
História
A Comunidade São Francisco de Assis foi fundada em 23 de agosto de 1990. É uma associação civil, filantrópica e beneficente, com fins não econômicos.
A instituição tem por finalidades: a proteção à família, à criança, ao adolescente e ao idoso, em situações de risco; amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; assistência social, educacional, saúde, jurídica e religiosa.
Apoio às famílias
A presidente Luzia de Souza Pupim explicou que a Comunidade São Francisco de Assis é um ambiente acolhedor e com estrutura física adequada para atender a população da zona Sul da cidade.
“Durante a semana, a instituição oferece oficinas de artesanato, pintura em tecido, crochê e técnicas corporais (alongamento, dança e música), além de palestras com foco em políticas públicas”, falou.
Também são entregues semanalmente para as famílias atendidas verduras e legumes, por meio da parceria com o Banco de Alimentos. A entidade repassa também uma rica sopa todas as quintas-feiras, por meio de doação do Restaurante Alecrim.
Todos os anos a entidade realiza com seus atendidos uma integração social em comemoração ao Natal. A data sempre foi muito aguardada pelas famílias, pois para muitas este é o único momento de receberem o panetone e cesta natalina, além de uma grande confraternização.
Projetos sociais
A assistente social Larissa Giovanini contou que a instituição atende 50 munícipes, além de seus excedentes, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através de recursos vindos do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), mantido em parceria pela Secretaria de Assistência Social.
A entidade acolhe ainda a população em situação de rua e em vulnerabilidade social por meio do COMAD (Conselho Municipal de Combate ao Álcool e as Drogas). Neste projeto, aproximadamente 100 pessoas são atendidas semanalmente, com o objetivo de sensibilizar sobre as consequências do uso do álcool e outras drogas, sobre o HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, focando ainda a valorização da vida e a saúde. Nesta iniciativa são trabalhadas redução de danos com as pessoas em situação de rua, profissionais do sexo, público LGBTQIA+ e minorias, levando preservativos e fazendo testes rápidos de HIV.
As crianças e adolescentes também fazem parte da Comunidade São Francisco de Assis. Por meio do projeto “Prevenção por meio da dança” do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes), são trabalhadas com 25 inscritos ações direcionadas na prevenção contra o uso do álcool e outras drogas. Neste ano, a entidade também conseguiu atender mais 30 crianças e adolescentes por meio do projeto "Dançando o presente e cantando o futuro", por meio do projeto Banco do Brasil.
A entidade conta ainda com o apoio da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) na prestação de serviços na área psicológica. Além disso, articula com toda a rede socioassistencial de casos onde são necessários encaminhamentos para os órgãos competentes. A instituição conta ainda com o tradicional brechó para atender a população do bairro.
Parceria com o Prato Solidário
Toda estrutura da Comunidade São Francisco de Assis possibilitou uma parceria importante com o Fundo Social de Solidariedade para atender os que mais precisam.
Por meio do projeto Prato Solidário, diariamente mais de 50 marmitas são oferecidas gratuitamente às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, que é uma iniciativa do Fundo Social desde a pandemia do COVID 19. Os alimentos são preparados pelas entidades socioassistenciais Sociedade Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e Associação Beneficente Irmão Mariano Dias, e entregue diariamente na Comunidade São Francisco de Assis.
Doações
A instituição é subsidiada por órgãos públicos que atualmente vem recebendo recursos através de parcerias somente do município, precisando assim de sua ajuda, para que possa continuar realizando os inúmeros trabalhos diários.
Doações podem ser feitas pessoalmente na entidade ou através da chave PIX: 59857490000190 (CNPJ).
Serviço
A entidade fica na rua Nelciades de Oliveira, n.º 2821, no bairro São João. O telefone é (17) 3421-9856.