Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/02/prefeitura-realiza-arrastao-apos-aumento-de-casos-de-dengue-em-cosmorama-n78787 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Prefeitura realiza arrastão após aumento de casos de dengue em Cosmorama
O Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciou, nesta semana, um arrastão de combate à dengue em toda a cidade
Com o aumento de casos de dengue, tanto em Cosmorama quanto em todo o Brasil, a Administração Municipal entrou com medidas emergenciais para conter a propagação da doença. O Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciou, nesta semana, um arrastão de combate à dengue em toda a cidade.
O arrastão, conta com a participação de agentes de saúde para orientar a população sobre medidas preventivas, mas também eliminar potenciais focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Visitas domiciliares estão sendo realizadas, com uma equipe para instruir os moradores sobre práticas seguras e eficazes para deter a proliferação do vetor.
"É de extrema importância que a população se engaje nesse esforço conjunto. Estamos enfrentando um cenário preocupante, com o registro de um aumento significativo de casos de dengue em nossa região. O trabalho dos agentes de saúde é fundamental, mas precisamos do apoio e colaboração de todos os cidadãos para vencermos essa batalha contra a doença", ressaltou o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Cosmorama, Lucas Henrique Mota Siqueira.
Além das visitas domiciliares, os agentes falam sobre necessidade de os moradores realizarem uma inspeção em seus quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, ambiente propício para a reprodução do mosquito. Vasos de plantas, pneus velhos, recipientes plásticos e qualquer outro objeto que possa reter água devem ser removidos ou armazenados de forma segura.
“A situação é ainda mais crítica devido ao intenso calor e às chuvas volumosas que estamos experimentando. Essa combinação climática cria o ambiente perfeito para a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue. Portanto, é fundamental que todos estejam atentos e façam a sua parte para proteger a si mesmos e suas famílias”, alertou Lucas .
O arrastão de combate à dengue em Cosmorama continuará nos próximos dias, com os agentes de saúde estendendo suas visitas até as 19h, buscando alcançar o maior número possível de residências. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessa iniciativa e para a contenção da propagação da doença.
Por fim, as autoridades de saúde reforçam a importância de se buscar atendimento médico ao surgirem sintomas suspeitos de dengue, como febre alta, dores musculares e manchas vermelhas na pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e garantir a recuperação rápida dos pacientes.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/02/prefeitura-realiza-arrastao-apos-aumento-de-casos-de-dengue-em-cosmorama-n78787
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco