Saúde
Bebê operado ainda no útero recebe alta em São José do Rio Preto
A cirurgia, realizada por Gustavo Henrique de Oliveira, cirurgião fetal do HCM, foi a primeira do tipo no noroeste paulista e proporcionou ao bebê ótimas chances de desenvolvimento neuro-motor saudável
publicado em 25/04/2024
A cirurgia, realizada por Gustavo Henrique de Oliveira, cirurgião fetal do HCM (Foto: Divulgação/HCM)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Leandrinho, um bebê que passou por uma cirurgia inovadora para corrigir uma mielomeningocele ainda dentro do útero da mãe, teve alta do HCM (Hospital da Criança e Maternidade) de São José do Rio Preto após quarenta dias de cuidados intensivos. A cirurgia, realizada por Gustavo Henrique de Oliveira, cirurgião fetal do HCM, foi a primeira do tipo no noroeste paulista e proporcionou ao bebê ótimas chances de desenvolvimento neuro-motor saudável.
A mielomeningocele é uma malformação congênita grave da coluna vertebral que expõe a medula e as raízes nervosas, podendo levar a complicações neurológicas sérias, como dificuldade de locomoção e hidrocefalia. A correção intrauterina desta condição, como realizada em Leandrinho, pode melhorar significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da criança.
A técnica utilizada, conhecida como SAFER, é minimamente invasiva e endoscópica, reduzindo os riscos para a mãe e proporcionando os mesmos benefícios para o bebê. Atualmente, apenas dois hospitais no Brasil realizam este tipo de cirurgia devido à sua complexidade e exigência de uma equipe altamente especializada.
O pai de Leandrinho, Leandro da Silva Ferraz, expressou sua gratidão à equipe do HCM: "Mesmo sendo a primeira vez que fariam essa cirurgia, a equipe nos explicou tudo e ficamos muito tranquilos. Agora, nosso filho está aqui, saudável. Não tenho palavras para agradecer aos médicos e a todos que cuidaram da minha esposa e do meu filho".
A mãe de Leandrinho, Vanessa Ferraz, descobriu a condição do filho durante um ultrassom e expressou sua gratidão pelo cuidado recebido: "Para mim foi um susto. Fiquei com medo e imaginei que pudesse ser bem grave, porque tive outras quatro gestações e nunca tinha passado por isso. Mas agora estou aliviada. Sou muito grata a todos do HCM pelo atendimento que recebi".
A técnica cirúrgica inovadora do HCM em Rio Preto reforça sua posição como referência em tratamentos e procedimentos de alta complexidade no Brasil. "Atualmente temos poucos centros de referência no Brasil em cirurgia fetal e estamos empenhados em nos consolidar cada vez mais por meio da formação da equipe multidisciplinar", afirmou Wagner Vicensoto, vice-diretor executivo da Funfarme, fundação mantenedora do HCM.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/bebe-operado-ainda-no-utero-recebe-alta-em-sao-jose-do-rio-preto-n79964