Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/com-duas-mortes-confirmadas-por-h1n1-unidades-de-saude-de-votuporanga-abrem-neste-sabado-para-o-dia-d-contra-a-gripe-n79784 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Com duas mortes confirmadas por H1N1, unidades de saúde de Votuporanga abrem neste sábado para o ‘Dia D’ contra a gripe
O atendimento será feito das 8h às 16h com doses disponíveis para todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha
Com duas mortes já confirmadas neste ano em decorrência de complicações causadas pelo vírus H1N1, popularmente conhecido como gripe suína, a unidades de saúde de Votuporanga abrem hoje para o “Dia D” de vacinação contra a gripe. O atendimento será feito das 8h às 16h com doses disponíveis para todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.
Em entrevista à Cidade FM, Daniele Fortilli, enfermeira do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade tem registrado casos sérios de H1N1. As duas mortes aconteceram em fevereiro e vitimaram um homem de 34 anos e uma mulher de 75 anos.
“Estamos tendo casos de H1N1, tanto que já tivemos duas mortes no município, então é importante que as pessoas se vacinem, os pais levem as crianças para se vacinarem, pois também ajuda a prevenir contra muitas doenças respiratórias. Gripe mata e pode trazer complicações principalmente para os grupos mais vulneráveis que possuem uma imunidade mais baixa.
Ainda segundo Daniele, por conta da baixa procura pela vacina nos últimos anos, já existe uma grande preocupação de que o país encare uma nova pandemia de H1N1.
“Nos últimos anos temos tido uma baixa adesão à vacina da gripe e isso ao longo do tempo vai formando pessoas desprotegidas, que nós chamamos de bolsões de suscetíveis e já é fato, segundo o Ministério da Saúde, que nós teremos futuramente uma nova pandemia de H1N1ou outro vírus influenza”, completou.
Público-alvo Podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
A vacina é trivalente, portanto, protege contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o Influenza B. A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a doença e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento dos casos, as internações e o número de óbitos, além de diminuir também a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/com-duas-mortes-confirmadas-por-h1n1-unidades-de-saude-de-votuporanga-abrem-neste-sabado-para-o-dia-d-contra-a-gripe-n79784
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco