Saúde
Dengue: com 2.625 casos positivos e 3.698 em investigação, de Votuporanga tem mutirão contra o Aedes
Na cidade, os sábados são dedicados ao projeto “Votuporanga contra o Aedes aegypti”, que amanhã estará nos bairros Cecap e Vila América
publicado em 26/04/2024
Será realizado amanhã o último mutirão contra a dengue do mês de abril (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga segue em alerta para a dengue, que já registrou 2.625 casos positivos, 3.698 em investigação e cinco mortes. A principal forma de combater à doença é por meio da prevenção, que consiste na eliminação dos criadouros do mosquito. Na cidade, os sábados são dedicados ao projeto “Votuporanga contra o Aedes aegypti”, que amanhã estará nos bairros Cecap e Vila América.
A iniciativa leva em considerando a situação epidemiológica atual do município. Também é levado em conta o índice que mede a densidade larvária do município. De acordo com a Secretaria da Saúde, é necessário o trabalho em dias alternativos, em especial em “bairros dormitórios”, atingindo um maior número de imóveis visitados.
Amanhã, moradores dos bairros Cecap e Vila América serão visitados das 7h às 13h pelos agentes de saúde em mais uma edição do Mutirão contra a Dengue. O trabalho de orientação dos moradores e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti segue sendo intensificado nas áreas com maiores incidências da doença.
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/dengue-com-2-625-casos-positivos-e-3-698-em-investigacao-de-votuporanga-tem-mutirao-contra-o-aedes-n79983