Saúde
Surto de gripe: Jovem de 19 anos morre vítima de H3N2
Em Votuporanga, duas pessoas também perderam a vida para a doença, só que por causa da H1N1, também conhecida como gripe suína
publicado em 01/05/2024
Nayane Astolphi do Prado, de 19 anos, faleceu vítima de H3N2, subtipo da Influenza A (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Enquanto os índices de vacinação seguem baixos, a gripe continua a fazer vítimas na região. Além dos pequenos surtos em escolas, exames confirmaram nesta semana que uma jovem de apenas 19 anos morreu em Urânia em decorrência de complicações causadas pelo subtipo H3N2. Em Votuporanga, duas pessoas também perderam a vida para a doença, só que por causa da H1N1, também conhecida como gripe suína.
Nayane Astolphi do Prado, de 19 anos, faleceu no último dia 22 em decorrência do vírus H3N2, subtipo do vírus da “Influenza A” que pode ser mais grave. A informação foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz e pela Secretaria de Saúde de Urânia anteontem, após exames.
Nayane estava internada na Santa Casa de Jales após apresentar sintomas da doença. Na sexta-feira (19), ela procurou atendimento na UBS de Urânia, onde recebeu a prescrição de antibióticos. No sábado (20), ela retornou à Santa Casa de Urânia com dores, e foi internada logo em seguida.
A Secretaria de Saúde de Urânia informa que investiga outros casos suspeitos de Influenza na cidade.
Fernandópolis
A Vigilância Epidemiológica de Fernandópolis está investigando casos suspeitos de gripe H1N1, gripe influenza e dengue na Escola Sesi. Em nota oficial, a Vigilância afirma que já solicitou à escola informações sobre os casos sintomáticos e a quantidade de exames realizados.
A diretora da escola, Janaina Rodrigues Reis Nascimento, informou que seis crianças de uma mesma sala foram afastadas na última semana com atestados médicos. “Ainda não podemos falar em surto, pois nem todas as crianças fizeram exames”, ressalta a diretora.
Até o momento, apenas uma criança testou positivo para H1N1 e outra para influenza A. As demais crianças com sintomas gripais apresentaram apenas atestados médicos.
Como medida de precaução, a escola retomou as medidas sanitárias da época da pandemia da Covid-19 na sala onde os casos foram registrados. Todas as crianças receberam máscaras, as carteiras foram afastadas e o uso de álcool em gel foi reforçado.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/05/surto-de-gripe-jovem-de-19-anos-morre-vitima-de-h3n2-n80049