Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/05/votuporanga-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-n80404 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Votuporanga inicia campanha de vacinação contra a poliomielite
A poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores
Ação segue até dia 14 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga participa desde esta segunda-feira (27), da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, sendo que o Dia D de Mobilização Nacional será em 8 de junho (sábado) A ação ocorre em todas as Unidades de Saúde do município, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
No Dia D, a vacinação também ocorrerá em todas as Unidades de Saúde de Votuporanga, das 8h às 16h. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o público alvo é formado por crianças menores de 5 anos de idade, da seguinte forma: as crianças de 0 a menores de 1 ano de idade irão atualizar a Caderneta de Vacinação, caso esteja em atraso com a vacina contra a poliomielite. E as crianças de 1 a 4 anos de idade irão receber a dose da vacina contra a poliomielite Oral, de forma indiscriminada, desde que essas crianças estejam com a vacina contra a Poliomielite do Calendário Vacinal de Rotina em dia.
Os pais devem levar os filhos com a caderneta de vacinação. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, já que a doença está eliminada no país desde 1994.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas que podem ser confundidos com outras doenças virais como febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, náuseas e vômitos, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca, meningite.
Em todo o Estado de São Paulo, a expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal em todo o estado foi 77,13% em 2022, já em 2023 foi registrado aumento para 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.
Segundo Ligia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde de SP, a poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, chamadas de síndrome pós-pólio. “Graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe e além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, destacou. A campanha segue até o dia 14 de junho.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/05/votuporanga-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-n80404
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco