Saúde
Votuporanga registra mais oito casos de HIV/Aids e chega a 445 soropositivos
De acordo com o órgão, que atende a 17 municípios da região, de janeiro deste ano até o momento, foram registrados 13 novos casos de HIV, sendo oito em Votuporanga e outros cinco da região
publicado em 16/05/2024
Só nos primeiros meses deste ano oito votuporanguenses testaram positivo para o vírus HIV totalizando 445 soropositivos (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou mais oito casos de HIV/Aids nos primeiros meses deste ano e chega agora ao total de 445 soropositivos em tratamento contra a doença. Os dados foram divulgados pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), da Secretaria da Saúde, em meio aos preparativos para a “14ª Vigília pelos Mortos de Aids”, que será realizada no próximo domingo (19).
De acordo com o órgão, que atende a 17 municípios da região, de janeiro deste ano até o momento, foram registrados 13 novos casos de HIV, sendo oito em Votuporanga e outros cinco da região. Ainda de acordo com dados da unidade, atualmente a cidade registra 445 casos positivos e outros 278 da região, totalizando 723 soropositivos nas cidades atendidas.
Ainda conforme os dados, duas pessoas morreram no mês de março vítimas da doença e, mesmo assim, outras 30 abandonaram o tratamento contra a doença em Votuporanga e 14 na região. Quanto mais avançada a doença, mais fragilizado fica o organismo, que se torna incapaz de defender contra as infecções chamadas oportunistas. Com a falta de tratamento, o paciente pode atingir o estágio mais avançado da doença.
Prevenção
O uso de camisinha é o método mais conhecido e acessível para a prevenção da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e até alguns tipos de hepatites. Para pessoas que podem ter sido expostas ao vírus, existe uma medida de prevenção de urgência, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos profiláticos. A medicação deve ser iniciada o mais rápido possível, de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas.
"Fique Sabendo”
Todo ano, o Serviço de Assistência Especializado (SAE), órgão da Secretaria da Saúde, promove a Campanha "Fique Sabendo" com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de teste de HIV e, assim, ampliar o número de pessoas que conheçam sua condição sorológica para iniciar procedimentos de prevenção, cuidado e tratamento.
A testagem rápida, para HIV, Hepatite B e C e também Sífilis, é realizada sob agendamento prévio. Os agendamentos podem ser realizados por telefone ou pessoalmente em nossa unidade. Todas as unidades de saúde do município oferecem os mesmos testes rápidos, seguindo o fluxo de agendamento de cada unidade.
Mais informações e esclarecimentos sobre a testagem rápida de HIV e sífilis, podem ser obtidas no SAE que possui uma equipe multiprofissional de saúde. O endereço é Rua Minas Gerais, nº 1.850 no Bairro São João, e os telefones são (17)3405-1584, 98181-0791 e 99718-9373. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Vigília
A 14ª Vigília pelos Mortos de Aids, promovida pelo SAE, será celebrada no próximo domingo (19) a partir das 19h na Catedral Nossa Senhora Aparecida e será aberta à comunidade em geral. O lema desse ano é "Luzes pela Vida" com o tema "Tantas Vidas Não Podem se Perder", para fortalecer quem atua na prevenção e cuidado e promover os direitos humanos.
O ato, que surgiu em Nova Iorque no dia 7 de maio como forma de homenagem de mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em decorrência do HIV, sempre acontece no terceiro domingo do mesmo mês. Promovida em diversas igrejas, hoje, a Vigília tornou-se um movimento internacional de sensibilização e mobilização da sociedade diante da problemática do HIV e Aids em aproximadamente 115 países.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/05/votuporanga-registra-mais-oito-casos-de-hiv-aids-e-chega-a-445-soropositivos-n80244