A casa terá um grande significado não só referente ao natal como também sobre sustentabilidade
Da Redação
A cidade já começou entrar no clima natalino com os enfeites que estão sendo estrategicamente colocados em algumas ruas e praças, mas, o principal símbolo da data, a casinha que irá abrigar o Papai Noel, começou a ser montado ontem pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade.
A casa terá um grande significado não só referente ao natal como também sobre sustentabilidade, tema trabalhado nas decorações deste ano. Com medidas de aproximadamente 40m² dividido em dois ambientes, dentro da casa os visitantes poderão prestigiar objetos cenográficos alusivos e aprender sobre assuntos voltados ao tema. “Haverá seis quadros interativos com mensagens aos visitantes e objetos como catavento eólico e sistema de aquecimento solar que também terão suas utilidades apresentadas ao público”, explica a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi.
Ela está sendo feita de madeira e as telhas serão de material reciclado e reaproveitado. Na parte externa a casa ficará sob grama feita de pneu reciclado. Na antesala haverá mesas, cadeiras, prateleiras com peças decorativas, cortina, bichos de pelúcia e pacotes de presentes.
Já na sala do Papai Noel haverá o trono onde o “bom velhinho” ficará acomodado e será decorada com guirlandas, árvore de natal, festões, laços, bolas, fitas e luzes.
A montagem da casinha deve ser concluída até o final desta semana. A data da chegada do Papai Noel ainda está sendo definida, como, também, o horário de abertura da atração que promete reunir grande número de pessoas que percorrerem a região central da cidade.
Enfeites
No restante da cidade a instalação dos enfeites natalinos segue em grande ritmo. As praças São Bento e Santa Luzia já estão com todos os apetrechos instalados, com direito a pinheiros artificiais iluminados e coloridos. Na rua Pernambuco ainda estão sendo colocadas guirlandas nos postes, com o auxílio da Secretaria de Serviços Urbanos, de Obras e do Tiro de Guerra.
Em seguida será concluída a instalação na avenida Emílio Arroyo Hernandes e depois os enfeites serão levados também para a Amazonas e praça da igreja Matriz. “A produção dos enfeites é 100% artesanal, por isso, a instalação está sendo feita por partes”, explica a secretária.
“Os locais escolhidos para receberem os enfeites natalinos este ano são onde existe grande concentração de comércio. A intenção é aproximar os visitantes para aquela região pelos atrativos natalinos e contribuir ainda mais para o aquecimento da economia local”, explica a chefe do setor de Atividades de Desenvolvimento do Turismo, Karina Moraes.
Leia na íntegra a versão online