Funcionários da Prefeitura estão trabalhando a todo vapor para preparar os enfeites do Natal
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Guirlandas, árvores e laços. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo se transformou em um ateliê. Funcionários da pasta se revezam para se dedicar a uma nova função: produtores de materiais para decoração natalina.
Serão enfeitadas a rua Pernambuco, a avenida Emílio Arroyo Hernandes, a Concha Acústica, além das praças São Bento, Dr. Fernando Costa e Santa Luzia. "Iremos também decorar a rua Amazonas, mas ainda iremos definir os enfeites e a peça adequada", explicou a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi. Somente na rua Pernambuco, serão cinco portais com guirlandas e também serão decorados postes.
Ao todo, serão confeccionadas mais de 100 peças. Os servidores estão elaborando mais de 70 guirlandas, 30 laços, além de estrelas, bolas, iluminárias e árvores. "Nós já tínhamos muitos materiais, então decidimos reaproveitar", emendou. A secretária usou como exemplo os materiais dos laços do ano passado, deu nova roupagem e agora são flores nas árvores.
"Também reutilizamos algumas guirlandas, passando uma camada a mais de material. Pensamos na sustentabilidade, em não desperdiçar nada. Estamos buscando um detalhamento, acabamento", complementou.
Mas não são apenas itens comuns natalinos que tiveram nova aparência. Pinhão também pode ser enfeite de natal. "Os funcionários da Poda Cidadã separaram os pinhões e a gente pintou eles de prata", afirmou. Além disso, galhos de árvores de jabuticabeiras foram recolhidos. Tingimos de branco para dar um diferencial", afirmou.
Toda a produção foi idealizada pelo Departamento de Turismo e pelo colaborador Maurício Simonato. "Mais de seis servidores por dia trabalham até tarde para que fique tudo pronto. Começaremos a fixar na terça-feira os enfeites e para isso contamos com a ajuda da manutenção, da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, da Secretaria de Obras — que está dimensionando a iluminação e o Fundo Social, que também tem colaborado", ressaltou.
Eliane frisou que a árvore da praça Fernando Costa também será iluminada. "Trabalharemos com uma iluminação diferenciada e também estamos montando a casinha do Papai Noel na Concha Acústica. A caixa dos correios foi confeccionada pelos marceneiros da Secretaria com caixas de tomate", enfatizou.
A secretária destacou que com a produção em grupo, a atividade destaca o trabalho de equipe da Prefeitura. "Encontramos muitos talentos no artesanato", emendou.
A pasta está preparando para este ano o Festival Natalino, com apresentação de grupos locais alguns de outras cidades na Concha Acústica. "Traremos corais, orquestras, quartetos e quintetos. As apresentações serão às quartas, quintas e sextas do período de 10 a 23 de dezembro. "Estamos cogitando de trazer o Samba Noel, que é um grupo que canta músicas natalinas com a musicalidade do samba. Os artistas locais que se interessarem em participar e que tenham as mesmas características podem entrar em contato com o Departamento de Turismo", finalizou.
Leia na íntegra a versão online