Rotary Club 8 de Agosto premiou os estudantes na noite de quarta-feira na Câmara Municipal
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Uma noite de muitas emoções. Na quarta-feira, o Rotary Club 8 de Agosto anunciou os campeões do concurso "Melhor Estudante". Mais de 90 alunos e seus familiares aguardavam com ansiedade o resultado. Euforia considerada compreensível, afinal são cinco bolsas de estudo integrais em escolas particulares.
Na premiação, a escola SAB (Sarah Arnold Barbosa) ganhou destaque e levou para a instituição de ensino nada menos do que cinco troféus, dos 10 classificados. A cada nome chamado, a diretora Dora Ivana Bérgamo Ralio nem teve tempo de se acomodar na mesa das autoridades de ensino. Dora comemorou com seus alunos a atuação da instituição. "É um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela nossa equipe e pela família que participa da vida escolar", afirmou, emocionada.
Ela destacou que o diferencial da escola é o período integral. "Os estudantes passam mais tempo e possuem mais aulas. Os que se classificaram sempre foram bons alunos e esperávamos deles bom desempenho", emendou.
Os alunos do SAB têm o que comemorar. Louise Pirano da Silva ficou em sexto lugar e ganhou bolsa de curso da Microlins. Juliana Vicentim de Matos ficou em quinto e recebeu bolsa da Nado Livre. Kauane Petenucci obteve a terceira colocação e foi contemplada com atividades por seis meses de hidroginástica e natação da Nado Livre. Guilherme dos Reis Cella também ficou em primeiro lugar e ganhou prêmio da academia Life e assinatura do jornal Diário de Votuporanga. Por conta do primeiro lugar, Guilherme estudará os três anos do Ensino Médio na escola Dinâmica.
A colega de turma Paula Fernanda de Andrade Leite também ficou em primeiro lugar e levou para casa a assinatura do jornal A Cidade. Ela, no ano que vem, começa seus estudos no Colégio Anglo. Minutos antes do anúncio, a ansiedade dominava a adolescente, que foi a última a ser chamada. "Eu aparentava estar tranquila, mas nem sentia mais a minha mão. A gente apostava muito no SAB este ano. A professora Flávia [Andrea Romano] inscrevi a gente em muitas olimpíadas e estamos sempre estudando para elas. A maioria das questões de história estava relacionada com o conteúdo da 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Para a prova, estudamos muito interpretação de texto", afirmou. Paula e os colegas Louise Pirani da Silva e Gustavo Gomes dos Santos foram semifinalistas da Olímpiada.
A diretora da escola Maria Nívea Costa Freitas, Márcia Regina de Biagi Seba, também tem o que comemorar. Dois alunos dela conquistaram o primeiro lugar e também estudarão em escolas particulares. "Acho que a atuação é resultado do esforço de toda uma equipe escolar e dos pais que colaboram com a escola. O grande desafio é trabalhar unido e o entrosamento com os familiares acontece na instituição", afirmou.
Victor Henrique Boracini dos Santos recebeu uma bolsa da academia Life e recebeu uma assinatura do jornal A Cidade. Por ser o aluno que mais se destacou, ele levou para casa um netbook. O estudante irá cursar o Ensino Médio no Colégio Unifev. "É uma alegria enorme. Estudei um ano e meio. Quero demonstrar com a minha vitória que alunos de escolas públicas são capazes, quando se têm determinação", disse.
Sua colega, Amanda Caroline de Souza, também ficou em primeiro lugar e ganhou uma bolsa da Microlins e a assinatura do jornal A Cidade. A adolescente vai cursar no Colégio Passo A Passo.
Completando o time dos cinco campeões está a aluna Ayvin Tatiele de Souza e Souza, representante da escola Manoel Lobo. Ela ganhou um curso da Microlins e irá estudar no Celtas. "É muito emocionante. Eu não esperava ganhar. Para quem estuda em escola pública, é difícil uma oportunidade como essa", complementou.
Raquel Martins Pereira, da escola Juraci Lima Lupo, ficou em quarto lugar e ganhou uma bolsa da Nado Livre. O segundo lugar foi para Ayslan de Oliveira, da escola Uzenir Coelho Zeitune, que ganhou uma assinatura do jornal Diário de Votuporanga. Todos os 10 classificados ganharam bicicletas.
Foram sorteadas duas bicicletas para os candidatos e dois cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Para o presidente do Rotary Club 8 de Agosto, Fabiano Cassemiro, a noite é voltada para a educação. "É o evento mais importante do Rotary", afirmou.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, ressaltou que o concurso valoriza os estudantes, professores e todos os servidores. "Conhecimento é valor agregado para a vida toda", destacou. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho da Silva, parabenizou a educação votuporanguense que recebeu a nota 6,4 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "A iniciativa é exemplo para todos os Rotary Club´s", emendou.
Leia na íntegra a versão online