Dupla tem dois anos de carreira e está ganhando destaque na região por unir sertanejo com som de viola
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os irmãos Flávio e Rodrigo de Oliveira Alves são conhecidos em Cosmorama, cidade onde moram, pela música. Mas o talento destes jovens, de 20 e 18 anos respectivamente, está ultrapassando os limites do município.
Flávio e Rodrigo estão ganhando destaque na região por ter uma característica peculiar: a música sertaneja ganha som de viola. "Rodrigo toca o instrumento desde os 12 anos e surgiu naturalmente a vontade de colocar a sonoridade na música", explicou Flávio. Quem esteve no Rancho Los Hermanos e no Churrascão do Milênio, pode conferir a apresentação dos meninos.
O jovem Flávio sabe que inicialmente o estilo de música foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais, tendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico. Destacaram-se inicialmente, entre as duplas pioneiras nas gravações em disco, Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares, Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula. Foram as primeiras duplas a cantar principalmente as chamadas modas de viola, de temática principalmente ligada à realidade cotidiana. Gradualmente, as modificações melódicas e temáticas (do rural para o urbano) e a adição de novos instrumentos musicais consolidaram, na década de 1980, um novo estilo moderno da música sertaneja, chamado hoje de "sertanejo romântico" - primeiro gênero de massa produzido e consumido no Brasil, sem o caráter geralmente épico ou satírico-moralista e menos frequentemente, lírico do "sertanejo de raiz".
Para Flávio, a introdução da viola é uma forma de resgatar artistas consagrados com o estilo raiz. Os cosmoramenses têm como ídolos Jorge e Mateus, Guilherme e Santiago, mas não deixam de lado o som raiz. "Ainda trazemos a cultura do sertanejo raiz, como Tião Carreiro", emendou.
Flávio destacou que o sertanejo universitário vem conquistando um grande público. O motivo, segundo ele, é a forma que é produzido. "As músicas são mais contagiantes e com isso, está atraindo mais os jovens. São canções românticas que têm som mais animado", frisou.
Os dois irmãos estão se preparando para lançar um CD, a partir do ano que vem. "Estamos compondo músicas. Mas no CD, também estaremos divulgando canções de amigos compositores", ressaltou. Interessados em contratar a dupla podem entrar em contato pelo telefone 9741-9057.
Leia na íntegra a versão online