Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A escola Anglo realiza tradicionalmente sua Manhã Literária, com o objetivo de incentivar a literatura entre os alunos. No último sábado, os estudantes tiveram uma manhã cultural onde o talento de seus colegas foi o destaque. "Tivemos apresentações de violão, guitarra, jazz e teatro", explicou a diretora da escola, Maria Luiza Peres Neves, mais conhecida como Maisa.
Além destas atrações, os professores premiaram as melhores poesias da escola. Participaram da manhã, os docentes, diretores, estudantes e familiares. "Os alunos ds Ensinos Fundamental I e II foram divididos por categorias. Os do primeiro e segundo anos receberam um texto e partir dele, montaram um desenho. Já para os do terceiro ao nono anos, o processo foi inverso. A partir de duas ilustrações, eles criaram uma poesia. O tema era livre", ressaltou.
O primeiro e segundo lugares classificados de cada categoria receberam suas produções digitadas e colocadas em um quadro. Além disso, os estudantes premiados ganharam livro de literatura infanto-juvenil. A aluna Ludmila Fernanda Cardoso Silva foi a vencedora do 6º ano, com a poesia Amizade (leia abaixo).
Maisa destacou que a cada ano, as produções melhoram. "Os textos ficaram muito bons. A Manhã Literária valoriza o estudante. Já é tradição na escola e trata-se de um projeto específico da língua portuguesa", emendou.
A diretora ressaltou que a escola se preocupa com a literatura. "Eles leem um livro por mês. Além disso, têm aulas específicas de produção e de leitura de texto, o que colabora com todas as disciplinas", complementou Maisa.
Leia na íntegra a versão online